MADEIRA Meteorologia

Prioridades do Chega recaem sobre autonomia, imigração, mobilidade, pescas e forças de segurança

Data de publicação
19 Maio 2025
10:34

Recordando que a candidatura do Chega à Assembleia da República alcançou o melhor resultado de sempre do partido a nível regional e afirmou-se como a segunda maior força política na Madeira, ultrapassando o PS, Francisco Gomes, deputado reeleito, dá conta das prioridades do partido.

“Este resultado é uma mensagem de responsabilidade dos madeirenses, que querem firmeza e, acima de tudo, trabalho que leve à resolução dos desafios que condicionam a vida na Região. A certeza é a de que continuarei a defender a Madeira com determinação e entrega total aos madeirenses de bem”, começa por referir, em nota enviada à imprensa.

Entre as prioridades para o novo mandato, Francisco Gomes destacou o reforço da autonomia, o combate à imigração “descontrolada”, a fiscalidade, a mobilidade, o setor primário e a valorização das forças de segurança.

O deputado acredita que a “entrada massiva e desregulada de imigrantes está a denegrir a imagem da Madeira, a colocar em risco a segurança dos cidadãos e a comprometer gravemente a coesão social e estabilidade da Região”. Por isso, defende a recuperação do SEF, a deportação de imigrantes ilegais e que cometam crimes, a implementação de um sistema de quotas e a exigência de um período de cinco anos de descontos antes de qualquer acesso a subsídios ou apoios públicos.

O deputado sublinha ainda que a Madeira tem de conquistar o aprofundamento dos poderes dos órgãos de governo próprio, objetivo que deverá ser alcançado através da revisão da Constituição e da Lei das Finanças Regionais.

Francisco Gomes também defende que a Região deve afirmar-se como uma zona de reduzida fiscalidade, com um sistema fiscal próprio que beneficie empresas e cidadãos. Relativamente ao setor primário, compromete-se com o alargamento da quota de pesca do atum e a renovação da frota da pesca da espada.

“Quero combater a imigração descontrolada e perigosa que já está a afetar a Madeira e trabalhar para garantir passagens aéreas a preço fixo, uma ligação marítima semanal com o continente e dar aos nossos pescadores, agricultores e forças de segurança a valorização profissional que merecem, mas que tem sido sucessivamente adiada por incompetência da República”, sublinha o deputado do Chega.

Francisco Gomes garante que continuará a sua missão com o mesmo foco de sempre, que é, segundo diz, “defender a Madeira, ouvir os madeirenses e lutar todos os dias pelos interesses da nossa Região na Assembleia da República, doa a quem doer”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas