Richard Marques, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, participou hoje na sessão de abertura do 34.º Curso de Medical Response to Major Incidents em Portugal (MRMI), que está a decorrer na Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Açores.
“Este é um momento de enorme relevância técnica e humana. Esta plataforma de treino é abrangente, inclusiva e a única que coloca no mesmo tabuleiro de jogo, a trabalhar lado-a-lado, todos os atores do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, desde o Teatro de Operações ao Hospital, sem excluir dimensões tão importantes quanto o apoio psicológico e social de emergência, a coordenação institucional ou mesmo a informação pública”, vincou Richard Marques, que participou nesta formação em representação da secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas.
Na ocasião, Richard Marques sublinhou que “este curso é, por si só, um exemplo notável de cooperação, ciência aplicada e preparação operacional, valores que unem, em várias dimensões, as Regiões Autónomas e que reforçam numa continuidade territorial o Sistema de Emergência e Proteção Civil.
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil destacou também que “num mundo em que os riscos são cada vez mais complexos e interligados, a capacidade de resposta depende da formação contínua, da coordenação entre entidades e de uma cultura que cada vez mais orientada para o planeamento e antecipação”.
Registe-se que o MRMI tem permitido formar milhares de profissionais de saúde, de emergência, de proteção civil, de segurança para atuarem de forma eficiente, sob a égide do Sistema de Gestão de Operações, em situações de múltiplas vítimas, onde cada decisão, cada minuto e cada coordenação podem salvar vidas.
Em Portugal, com o apoio do Governo Regional da Madeira, os cursos de MRMI são ministrados por formadores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC).