MADEIRA Meteorologia

Presidente do Curral pede colaboração para reabertura de percursos afetados pelos incêndios

Data de publicação
17 Março 2025
18:00

Na sessão solene do 235.º aniversário da freguesia do Curral das Freiras, Manuel Salustino, presidente da Junta de Freguesia do Curral das Freiras, pediu hoje a colaboração do Governo Regional e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos na reabertura dos percursos que se encontram encerrados e condicionados desde agosto do ano passado devido aos incêndios. Entre os trilhos, destacou o da Boca dos Namorados e do Pico Grande que são “importantes para e economia” local.

“Quero em especial apelar ao Instituto das Florestas e ao Município de Câmara de Lobos a colaboração no sentido de, juntos, intervirmos para a sua reabertura antes do verão. Estes percursos de montanha são essenciais para a nossa pequena economia”, disse o autarca, no auditório do Centro Cívico, lembrando que muitos turistas, sobretudo jovens, procuram o alojamento rural da freguesia com o objetivo de usufruir destas rotas.

Durante o discurso, Salustino fez um balanço dos quase 12 anos à frente da Junta e voltou a sublinhar, em tom crítico, a necessidade urgente de novas acessibilidades rodoviárias para a freguesia, que atualmente tem apenas uma ligação ao Funchal. “É necessário no futuro que, quem for Governo Regional, tenha a coragem dos curraleiros e, sem hesitar, avance para a construção desta nova ligação”, afirmou.

O autarca destacou ainda a importância da criação de um acesso agrícola e florestal na zona da Fajã dos Cardos, ligando à Fajã Capitão. Esta via, explicou, além de facilitar o transporte da produção agrícola, como a castanha e a ginja, funcionaria como um corta-fogo natural, contribuindo para a prevenção de incêndios florestais.

Manuel Salustino incentivou também o investimento privado na freguesia. “Nesta última década, o nosso comércio cresceu e temos mais alojamento local. As pessoas só ficam se a economia funcionar”, reforçou. Nesse sentido advogou: “Não temos de ter medo daqueles que querem apostar e investir quase 50 milhões de euros na freguesia”, disse, referindo-se ao futuro teleférico do Curral que arrancará ainda este verão, promovendo, “no mínimo, 50 postos de trabalho diretos”.

Ainda assim, reiterou que é preciso garantir que a freguesia esteja preparada para este novo projeto, de modo a não criar problemas de mobilidade na localidade, nem o desconforto da população.

“Falo do alargamento urgente da estrada da Eira do Serrado, desde o Vasco Gil até à entrada do túnel na Ribeira da Lapa; deve acontecer a construção de mais estacionamentos no centro da freguesia e nos seus arredores. Estes investimentos têm de acontecer em simultâneo com a criação do teleférico”, observou, acrescentando ainda que a ligação à freguesia do Jardim da Serra deve “deixar de ser projeto e passar a ser uma realidade”, em 2/3 anos no máximo.

Visivelmente emocionado ao concluir o seu discurso, Manuel Salustino, que está no final do mandato, afirmou: “Voltaria a tomar a decisão de servir esta terra maravilhosa outra vez”. “O Curral das Freiras a mim nada me deve. Sou eu que devo tanto a esta freguesia”, rematou.

Na cerimónia, usou também da palavra Manuel Pedro Freitas, presidente da Assembleia Municipal da Câmara de Lobos, o qual louvou o “trabalho, empenho e persistência” do presidente da Junta. Ademais, sublinhou a necessidade de a freguesia continuar a apostar nas acessibilidades e “olhar mais alto”, criando habitação em zonas de menores riscos. Tocou ainda na questão do teleférico, frisando que,” sem radicalismos, será possível conciliar ambiente, desenvolvimento e qualidade de vida”.

Já o vereador Bruno Coelho, em representação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, elogiou o presidente da Junta, destacando o seu compromisso com a população. “´É fantástico aquilo que ele fez até à data de hoje”, realçou.

O responsável anunciou ainda o avanço do projeto do caminho dos Três Picos e futuras intervenções, como a melhoria da Terra Chã, e declarou ser “completamente a favor” do teleférico, classificando-o como “um projeto extremamente importante” para atrair serviços e dinamizar a economia local.

Por sua vez, Rafaela Fernandes, secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, reconheceu o trabalho dos presidentes de Junta e das “forças vivas” da freguesia, como empresários e associações. Em relação ao teleférico, reforçou que é a “vontade da população” e que o projeto trará um impacto positivo para a freguesia, o concelho e toda a Região.

A governante concluiu evocando uma frase de Manuel Salustino: “Só podemos pensar em desenvolvimento e na geração de riqueza se estivermos todos a remar na mesma direção.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas