MADEIRA Meteorologia

Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira apela à resistência do povo ucraniano

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
24 Fevereiro 2025
23:00

Sob o lema ‘O Mundo a uma só voz, a Ucrânia somos nós’, quase uma centena de ucranianos participaram hoje neste grito de revolta contra a guerra a partir da cidade do Funchal.

Neste evento, que contou com a presença do presidente do Parlamento madeirense, José Manuel Rodrigues apelou à resistência dos ucranianos, os que estão na Madeira, na Ucrânia e na frente de combate, em nome da democracia e da prosperidade.

“É uma enorme honra e um grande orgulho estar aqui presente convosco para vos manifestar, em nome do Parlamento da Madeira, que representa todo o povo da nossa região autónoma, o apoio à vossa causa”, afirmou José Manuel Rodrigues durante a iniciativa promovida pela ‘Associação Ucrânia com Amor’, que decorreu entre o Teatro Municipal Baltazar Dias e a Sé do Funchal.

“Há 11 anos que defendem o vosso território. Há 3 anos que combatem a invasão russa. Esse combate não é apenas pela Ucrânia, é uma luta pela liberdade, pela democracia e pela prosperidade na Europa e no Mundo”, vincou em frente à Sé.

“É por isso que vos faço um apelo: não desistam! A vossa causa é também a nossa causa”, reforçou o presidente do Parlamento madeirense. “Por mais que a Rússia consiga novos aliados, improváveis, resistam em nome do vosso país. Por mais que vos queiram tirar territórios e riquezas, resistam em nome da democracia, em nome da liberdade e em nome do ideal europeu. Resistam contra a ditadura e a favor de todas as liberdades individuais e coletivas”, pediu José Manuel Rodrigues.

“Contem com a Madeira. Não têm de agradecer aos madeirenses. Os madeirenses e todos os portugueses é que têm de agradecer a vossa luta contra o autoritarismo”, concluiu.

Registe-se que na Madeira residem cerca de 1.250 ucranianos, a grande maioria veio fugida da guerra.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas