MADEIRA Meteorologia

PPM quer dar prémio de 750 euros a estudantes que ingressem no ensino superior

Data de publicação
19 Março 2025
12:49

O Partido Popular Monárquico (PPM) reuniu-se esta terça-feira, 19 de março, com a associação de estudantes da Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, para apresentar um conjunto de medidas direcionadas à juventude madeirense. A iniciativa inseriu-se na campanha eleitoral do partido e procurou debater soluções para a formação e valorização dos jovens na Região.

Entre as principais propostas, o PPM defende a criação de um prémio de mérito no valor de 750 euros para estudantes que ingressem no ensino superior. “É fundamental reconhecer o esforço dos nossos alunos e incentivar o prosseguimento dos estudos”, afirmou o partido.

Outra medida destacada foi a elaboração de um Plano Estratégico de Formação e Criação de Emprego em Áreas Emergentes, abrangendo setores como a transição digital, a economia circular e azul, a transição ecológica e a robótica. “O futuro da Madeira passa pela capacitação dos nossos jovens para as novas realidades do mercado de trabalho”, sublinhou.

O PPM propôs ainda a criação do Programa Autonomia de Recursos Humanos, com o objetivo de identificar as necessidades não supridas pela mão de obra local e criar bolsas de formação para preparar quadros qualificados. “Mais de 50% dos quadros da administração regional terão de ser substituídos nos próximos 10 anos, e queremos que sejam os nossos jovens a ocupar essas posições”, enfatizou a candidatura do PPM.

No âmbito da educação, o partido sugere a implementação progressiva de um sistema universal de ensino bilingue (português e inglês) desde o pré-escolar até ao ensino secundário. Defende também um aumento dos apoios da Ação Social Escolar, para combater as desigualdades, e a criação de espaços “Madeira Jovens” em cada escola, equipados com tecnologia para fomentar projetos e vocações profissionais dos alunos.

Entre outras medidas apresentadas, destacam-se o reforço do financiamento escolar para atividades extracurriculares, a facilitação do acesso a estágios e programas de transição para o mercado de trabalho e um apoio complementar para a aquisição da primeira habitação pelos jovens. “Precisamos de dar melhores condições aos nossos estudantes para que possam construir o seu futuro sem terem de sair da Madeira”, concluiu, na nota assinada pelo diretor de campanha do PPM, Luís Ornelas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas