MADEIRA Meteorologia

Portugal lidera educação médica

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Outubro 2021
12:49

O Funchal recebeu esta manhã uma conferência que reuniu um grupo de investigadores no qual uma universidade portuguesa está representada, nomeadamente a Universidade do Minho, mas também mais oito universidades, de cinco países (Reino Unido, Finlândia, Polónia e ainda da Alemanha).

O objetivo foi dar a conhecer o resultado do projeto Erasmus+, dedicado à análise do panorama da avaliação da educação médica na Europa.

A Madeira foi o local escolhido para acolher este evento que, devido à pandemia, só pôde receber 20 pessoas presencialmente. As restantes acompanharam a reunião via-online.

Convidado a abrir a sessão, o secretário regional da Saúde disse que o evento tem como principal preocupação continuar a investigar a melhor forma de promover um ensino adequado, "seguro e cada vez mais participativo, com mais sucesso, para que os nossos estudantes de medicina e mesmo os médicos mais novos possam desempenhar bem a sua missão com segurança e com qualidade, quando estão a tratar os seus doentes".

Ao fim de 17 anos do recomeço da escola médica aqui na Madeira [a primeira surgiu em 1898], Pedro Ramos diz não ter dúvidas que esta é a melhor forma para promover e garantir a qualidade do ensino médico na nossa Região.

Um dos resultados deste estudo, segundo explicou o responsável pela sua coordenação em Portugal, José Miguel Pêgo, é que não há tantas diferenças no conhecimento nas competências adquiridas, mas sim algumas diferenças culturais e regionais importantes.

Na opinião do professor na Universidade do Minho, este mesmo estudo conseguiu reforçar as ligações entre as várias escolas médicas envolvidas.

O projeto liderado pela Universidade de Maastricht, na Holanda, e que durou 36 meses, fez que todos os participantes expandissem o seu conhecimento na área da avaliação específica na tecnologia computorizada.

Aliás, considerou, "a educação médica em Portugal não só está em conformidade com o resto da Europa, como está a ser claramente líder na implementação destas terminologias".

"Somos exemplo", afirmou, até porque, parte da tecnologia foi desenvolvida na Universidade do Minho.

O objetivo agora é ter continuidade em potenciais candidaturas a novo funcionamento e na construção de um consórcio estável do ponto de vista de futuro.

Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas