MADEIRA Meteorologia

Portos da Madeira testam carregamento elétrico mais eficiente e sustentável

Data de publicação
03 Fevereiro 2026
10:49

O Porto do Funchal testou esta semana, com sucesso, um posto de carregamento para viaturas elétricas totalmente alimentado por energia solar. O equipamento, instalado no âmbito do Projeto ‘Shift2DC’, funciona com corrente contínua (CC), mais eficiente e sustentável do que a tradicional corrente alternada (CA).

Por ter maior capacidade para acomodar soluções energéticas mais sustentáveis e ser mais eficiente, a corrente contínua é vista como o futuro para projetos de descarbonização dos portos, em que as operações vão estar sustentadas em carregamento de baterias, OPS, sistemas digitais e automatizados e energias renováveis integradas.

“Pode parecer um pequeno passo, mas representa muito no caminho da transição energética. A instalação deste posto de carregamento com energia 100% renovável e em corrente contínua demonstra que estamos a passar das ideias para as ações concretas, reforçando o compromisso dos Portos da Madeira com soluções mais eficientes, sustentáveis e inovadoras”, afirmou Paula Cabaço, presidente da Administrações dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA).

Trata-se de um investimento a rondar os 35 mil, financiado na totalidade pelo Projeto ‘Shift2DC’, que irá responder às necessidades da APRAM, empresa tutelada pela Secretaria Regional de Economia em termos de mobilidade elétrica.

“A APRAM tem vindo a reforçar o investimento em viaturas elétricas, tanto ao nível dos automóveis como de empilhadoras, e este equipamento insere-se numa estratégia mais alargada, que visa tornar os portos regionais mais sustentáveis e eficientes”, acrescentou Paula Cabaço, lembrando ainda outros projetos que os Portos da Madeira estão envolvidos em termos de sustentabilidade, digitalização e descarbonização.

“Recentemente, promovemos uma auditoria energética, que analisou os nossos consumos energéticos e as características construtivas dos imóveis, com o objetivo de otimizar o nosso consumo energético, e concluímos também o Green Ports Madeira, que estudou soluções para a descarbonização dos três portos regionais (Funchal, Caniçal e Porto Santo) através da instalação de infraestruturas Onshore Power Supply (OPS), para o fornecimento de energia aos navios atracados”, explicou, destacando ainda o projeto DUAL, que vai monitorizar um conjunto de indicadores ambientais, e o protocolo de colaboração assinado com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O equipamento de carregamento de viaturas elétricas foi testado durante a assembleia-geral do ‘SHIFT2DC’, que decorreu no início da semana na Gare Marítima da Madeira. O projeto financiado pelo programa Horizon Europe, reúne 33 parceiros de 10 países, incluindo universidades, empresas, centros de investigação e entidades públicas, sob a coordenação do INESC TEC, e é dedicado à modernização das infraestruturas energéticas através da utilização de CC.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas