A rádio Posto Emissor do Funchal (PEF) promove, a partir desta semana, um conjunto de iniciativas no âmbito do Dia Mundial da Rádio 2026, este ano sob o mote ‘A Inteligência Artificial e o futuro da rádio’. A programação é desenvolvida em parceria com a UNESCO, a Direção Regional de Competitividade, Inovação e Sustentabilidade, a Siga-Rodoeste e a Empresa de Eletricidade da Madeira.
Segundo nota de imprensa, ao longo de duas semanas, o PEF dinamiza várias ações com o objetivo de aproximar a rádio dos seus públicos-alvo, reforçando a sua presença e impacto na sociedade. Entre as iniciativas previstas destacam-se o Open Day, o PEF Sobre Rodas, uma conferência temática e uma exposição dedicada à história e ao futuro da rádio.
“Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, diversas escolas e instituições da Região Autónoma da Madeira irão visitar as instalações do Posto Emissor do Funchal, proporcionando aos participantes uma oportunidade de conhecer os bastidores do universo radiofónico”, refere o comunicado do PEF.
No dia 13 de fevereiro, data em que se assinala o Dia Mundial da Rádio, o PEF promove uma emissão especial de quatro horas em direto, entre as 9h00 e às 13h00, a partir de um autocarro em circulação pelas principais artérias da cidade do Funchal. A iniciativa, intitulada ‘PEF Sobre Rodas’, conta com a participação de vários convidados e ouvintes.
As comemorações prosseguem no mesmo dia, a partir das 17h00, com a conferência ‘A Inteligência Artificial e a Rádio: Que futuro?’, que terá lugar no Auditório do Museu da Casa da Luz, no Funchal. A sessão contará com as intervenções de D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, Andreia Collard, diretora regional da Competitividade, Inovação e Sustentabilidade, e Diogo Freitas, docente convidado da Universidade da Madeira.
Simultaneamente, a partir do dia 13 de fevereiro, o Posto Emissor do Funchal inaugura uma exposição temática com peças representativas do passado, do presente e do futuro da rádio. A mostra estará patente até ao final do mês, no Museu da Casa da Luz, no Funchal, podendo ser visitada entre as 10h00 e às 18h00.