O Porto Santo atinge este mês 71 frequências mensais a partir de vários mercados nacionais e internacionais. São 13 mil lugares, o que se traduz num aumento de 3,26% face a 2019, portanto antes da pandemia.
Ainda em matéria de turismo, e respetiva retoma, as companhias aéreas TUI, Condor e easyJet recuperar, já no próximo mês, várias ligações entre a Alemanha e o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo.
Nesta edição, temos ainda a ilha dourada em destaque porque é o primeiro concelho da Região a chegar aos 80% de população vacinada.
Nota ainda para a Câmara Municipal da Calheta, que adquiriu este ano um sistema IUVSense [outdoor de monitorização da radiação ultravioleta em tempo real] no qual o utente pode verificar o nível de radiação UV e indicações de proteção, incluindo os indicadores de temperatura ambiente e temperatura da água.
A Calheta foi o primeiro município a instalar um sistema que monitoriza os níveis de radiação ultravioleta em tempo real. Desde meados de junho que o dispositivo já se encontra a funcionar. O sistema é bastante inovador e, apesar de já estar presente em cerca de 20 praias/rios e cidades do País, é o primeiro a ser instalado na Madeira, mais precisamente na praia da Calheta.
Também foi ali, na Calheta, que foi instalado o primeiro sistema a incluir as três componentes juntas.
Já a Câmara Municipal da Ponta do Sol discutiu, numa mesa redonda realizada no auditório do Centro Cultural John dos Passos, o passado, o presente, mas também o futuro arquitetónico da sua vila.
Registo ainda para duas situações antagónicas no que respeita aos mais recentes desaparecidos na Madeira: as autoridades policiais fecharam já o inquérito relativo ao alemão e mantêm ainda aberto o polaco.
Por último, fica o enorme lamento pelo falecimento de Virgílio Pereira, ontem aos 80 anos, congregando a apresentação de pesares e respetivos tributos, de todos os quadrantes e organismos políticos. A Câmara Municipal do Funchal deliberou, mesmo, três dias de luto municipal pela morte de um dos seus antigos presidentes.
Por David Spranger