O Plano de Defesa da Floresta tem-se mostrado eficaz. A consideração é de Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, a qual visitou hoje um terreno, na freguesia do Monte, que está a ser alvo de manutenção depois de ter sido limpo e reflorestado através do apoio de fundos comunitários.
De acordo com a tutela, o terreno intervencionado faz parte da Faixa Corta-fogo e a intervenção visa criar melhores condições de segurança à população ao mesmo tempo que contribui para a melhoria da paisagem das zonas altas do Funchal.
Na ocasião, a governante reiterou que o "Governo Regional tem no terreno um Plano eficaz de Defesa da Floresta contra incêndios e prova disso é a consecutiva diminuição da área ardida nos últimos seis anos", destacou.
Os 15 hectares de área intervencionada neste projeto correspondem a um investimento de 442 mil euros apoiados pelo PRODERAM nas medidas 8.1 e 8.3 - Florestação e criação de zonas arborizadas e Apoio à prevenção da floresta contra incêndios florestais, catástrofes naturais e acontecimentos catastróficos.
Assim, além das cerca de 15 mil plantas de espécies indígenas e folhosas que foram plantadas, foram ainda construídos dois reservatórios de água, instalada uma conduta de água para combate a incêndios com 1000 metros e efetuada a abertura de 1 286m de caminhos florestais.
Bruna Nóbrega