MADEIRA Meteorologia

PCP propõe audição sobre bombas de gasolina

Data de publicação
05 Dezembro 2023
12:27

O PCP apresentou hoje a proposta para realização da Audição Parlamentar “Sobre as bombas de gasolina/postos de abastecimento de combustíveis: as reclamações colocadas pelos cidadãos, os riscos ambientais e a proteção civil”.

Isto considerando que “surgem na Região Autónoma da Madeira processos de crescente inquietação pública associados à instalação e funcionamento de postos de abastecimento de combustíveis, em particular, quando são consideradas hipóteses de licenciamento daqueles empreendimentos junto a áreas habitacionais”.

A este respeito, o partido afirma que se colocam, sob várias formas, “dúvidas e reclamações públicas e questionamentos quanto às competências para o licenciamento e fiscalização dos postos de abastecimento de combustíveis, atendendo a que está em causa matéria de atividades dos particulares suscetíveis de causar impacto ambiental negativo”.

“Explicitam-se, cada vez mais, exigências cívicas de medidas de prevenção, não só para dar cumprimento à Lei, como principalmente para evitar riscos quanto à segurança das pessoas e bens, os riscos para a saúde pública e os riscos ambientais associados à existência e funcionamento dos postos de combustíveis”, pode ler-se em nota enviada às redações.

Manifestado preocupação com a segurança e a proteção civil, assim como a necessidade de necessidade de atender à poluição gerada pelos postos revendedores de combustíveis, o partido refere que o tema é do “interesse regional” e, por isso, entende que é de “maior relevância considerar as medidas preventivas da proteção civil, como também é importante minimizar o impacto ambiental gerado por aquela atividade, uma vez que é a sociedade que pode ser afetada”.

Para a definição de respostas a estas questões, através desta iniciativa parlamentar, pretende o PCP, em Audição Parlamentar, questionar o Governo Regional da Madeira e os representantes da AMRAM - Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestor do Europe Direct Madeira
29/02/2024 08:00

O mês que agora termina fica indubitavelmente marcado pelos debates televisivos em catadupa, embora a música não tenha fugido muito ao que era esperado:...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas