O Papa Leão XIV associou-se, à distância, ao congresso global que assinala os 100 anos da chegada das Irmãs da Apresentação de Maria à Madeira, através de uma mensagem lida esta manhã pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás.
Na intervenção, o prelado procedeu à leitura da carta enviada pelo Papa, na qual o santo padre expressa a sua alegria com a realização do congresso, destacando a partilha de experiências e estudos sobre a ação evangelizadora das Irmãs da Apresentação de Maria.
“Acolhendo de bom grado o pedido que lhe foi dirigido, Sua Santidade saúda os organizadores e os conferencistas do evento, alegrando-se com a partilha prevista”, lê-se na mensagem.
O Papa destaca também o papel da congregação na promoção humana e relembra as palavras de São Paulo VI, sublinhando que “a evangelização não seria completa se não tomassem em consideração a interpelação recíproca que se fazem constantemente o Evangelho e a vida concreta, pessoal e social dos homens”.
A mensagem pontua ainda a importância da solidariedade e da educação, afirmando que “o amor de Cristo impele a cuidar de cada pessoa, a zelar pelos seus direitos, em especial a educação, e a procurar não só mitigar os efeitos das injustiças de todos os tempos, mas a experimentar o poder dignificante e enobrecedor da solidariedade”.
O Papa conclui a nota expressando o seu incentivo à congregação e desejando pleno sucesso para o congresso, com a promessa das suas bênçãos para todos os participantes.