Ativistas do PAN sugerem apoios aos produtores, que conduzam a uma agricultura mais sustentável, uma vez que consideram que "as práticas agrícolas contemporâneas são uma fonte de poluição para o planeta".
"É importante que, para quem trabalha a terra e o que ela não pode dar, o faça da forma mais ecológica possível não apenas para garantir a segurança do que comemos, mas também para preservar os ecossistemas ameaçados", lê-se em nota enviada à imprensa.
Neste sentido, a comitiva do PAN diz que "o governo regional, através de programas próprios e do PRR, devia apoiar estes produtores de modo a banir o uso de pesticidas e produtos químicos que contaminam o solo, ar e água para o controlo de pragas, optando por alternativas naturais disponíveis no mercado, utilizar adubos e fertilizantes orgânicos, reaproveitar os recursos naturais, investir em sistemas que funcionem à base de energias renováveis e limpas, como a solar. evitar a monocultura através da rotatividade no cultivo de espécies diferentes e allterar as rações dos animais".