O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso de agitação marítima para a costa norte da Madeira e para o Porto Santo, que estará em vigor entre as 15h00 de segunda-feira, 8 de dezembro, e as 06h00 de terça-feira, dia 9. A par deste aviso, as previsões apontam para um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias em todo o arquipélago.
Para segunda-feira, 8 de dezembro, está previsto céu com períodos muito nublados, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca ao final do dia. O vento irá soprar fraco a moderado de sudoeste, até 30 km/h, tornando-se moderado a forte a partir da manhã, entre os 30 e os 40 km/h, com rajadas que podem atingir os 60 km/h nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira a partir da tarde. Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.
Já na terça-feira, 9 de dezembro, o tempo deverá agravar-se, com céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte, a partir da manhã, passando depois a regime de aguaceiros durante a tarde. Existe ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada. O vento continuará moderado a forte de sudoeste, entre os 30 e os 45 km/h, com rajadas até 70 km/h nas terras altas e nos extremos da ilha, rodando para norte a partir da tarde, com intensidade moderada.
Perante este cenário, ´r recomendada especial cautela nas zonas costeiras e no exercício de atividades marítimas, em particular durante o período em que o aviso de agitação marítima estiver em vigor.