MADEIRA Meteorologia

PAN Madeira reuniu com a Secretaria da Saúde e Proteção Civil para discutir “questões essenciais”

Data de publicação
12 Dezembro 2023
11:58

O PAN Madeira informou, hoje, que esteve reunido com o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no âmbito das auscultações relativamente ao acordo de incidência parlamentar assinada, procurado assim questionar a tutela sobre questões essenciais.

Assim sendo, o partido relata ter manifestado a importância da implementação do Passe-Saúde para os residentes do Porto Santo, estando este mesmo garantido no próximo orçamento da Região.

Já o secretário mencionou a previsão de um aumento dos apoios a deslocações por motivos de saúde, assim como um reforço nos cuidados de saúde na ilha dourada.

Relativamente à implementação da Unidade de Leite Materno, o PAN frisou que o mesmo carece de mais estudos, considerando que deve ser implementado mais tarde, após haver um conhecimento mais aprofundado sobre o mesmo.

O partido mais aproveitou a reunião para questionar a Secretaria acerca das listas de espera, assim como sobre os desafios das altas problemáticas que o SESARAM enfrenta diariamente.

A este propósito, o tutelar da pasta de Saúde respondeu que no próximo orçamento haverá uma forte aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença, melhorando assim a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários.

Mais referiu que as listas de espera são de acordo com a prioridade aos cuidados e não propriamente com a data de entrada no serviço.

Neste encontro, o PAN reforçou ainda a sua preocupação referente às denúncias de violência obstétrica, sinalizadas pelo PAN no início deste ano, ficando a aguardar o envio do relatório interno, estando a acompanhar a situação.

”Matérias relacionadas com os direitos das mulheres, são sensíveis em qualquer área, exigindo um trabalho que passa primeiro pela mudança de mentalidade. Este é um tópico complexo, que exige uma análise mais aprofundada e mecanismos próprios de defesa destas mulheres, que derivado à fragilidade do momento, estão muitas vezes vulneráveis, impedindo que tomem ações concretas face à violência de que são alvo. Esta é uma matéria, que o partido pretende ouvir todas as partes interessadas, na garantia e salvaguarda do combate à violência verbal e física, continuando alerta e atento a situações futuras”, declarou a deputada Mónica Freitas.

Em cima da mesa esteve ainda o estatuto dos Bombeiros na Região e o que a secretaria tem previsto para esta classe profissional, tendo Pedro Ramos assegurado que continuará a haver uma aposta na formação dos profissionais, assim como a continuação dos apoios financeiros às cooperações de bombeiros da Região.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas