MADEIRA Meteorologia

PAN Madeira reuniu com a Secretaria da Saúde e Proteção Civil para discutir “questões essenciais”

Data de publicação
12 Dezembro 2023
11:58

O PAN Madeira informou, hoje, que esteve reunido com o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no âmbito das auscultações relativamente ao acordo de incidência parlamentar assinada, procurado assim questionar a tutela sobre questões essenciais.

Assim sendo, o partido relata ter manifestado a importância da implementação do Passe-Saúde para os residentes do Porto Santo, estando este mesmo garantido no próximo orçamento da Região.

Já o secretário mencionou a previsão de um aumento dos apoios a deslocações por motivos de saúde, assim como um reforço nos cuidados de saúde na ilha dourada.

Relativamente à implementação da Unidade de Leite Materno, o PAN frisou que o mesmo carece de mais estudos, considerando que deve ser implementado mais tarde, após haver um conhecimento mais aprofundado sobre o mesmo.

O partido mais aproveitou a reunião para questionar a Secretaria acerca das listas de espera, assim como sobre os desafios das altas problemáticas que o SESARAM enfrenta diariamente.

A este propósito, o tutelar da pasta de Saúde respondeu que no próximo orçamento haverá uma forte aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença, melhorando assim a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários.

Mais referiu que as listas de espera são de acordo com a prioridade aos cuidados e não propriamente com a data de entrada no serviço.

Neste encontro, o PAN reforçou ainda a sua preocupação referente às denúncias de violência obstétrica, sinalizadas pelo PAN no início deste ano, ficando a aguardar o envio do relatório interno, estando a acompanhar a situação.

”Matérias relacionadas com os direitos das mulheres, são sensíveis em qualquer área, exigindo um trabalho que passa primeiro pela mudança de mentalidade. Este é um tópico complexo, que exige uma análise mais aprofundada e mecanismos próprios de defesa destas mulheres, que derivado à fragilidade do momento, estão muitas vezes vulneráveis, impedindo que tomem ações concretas face à violência de que são alvo. Esta é uma matéria, que o partido pretende ouvir todas as partes interessadas, na garantia e salvaguarda do combate à violência verbal e física, continuando alerta e atento a situações futuras”, declarou a deputada Mónica Freitas.

Em cima da mesa esteve ainda o estatuto dos Bombeiros na Região e o que a secretaria tem previsto para esta classe profissional, tendo Pedro Ramos assegurado que continuará a haver uma aposta na formação dos profissionais, assim como a continuação dos apoios financeiros às cooperações de bombeiros da Região.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas