Sob o mote “Fazer diferente pelo Funchal”, o PAN defende a criação de uma Comissão de Proteção da Pessoa Idosa.
”Há um trabalho feito para a criação desta Comissão sobre a responsabilidade da autarquia, que foi apresentado aos executivos, mas nem PS nem PSD tiveram a visão para a discussão do projeto”, refere Mónica Freitas, cabeça-de-lista à Câmara do Funchal.
Esta Comissão funcionaria nos moldes das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, com especial enfoque na defesa dos idosos e na prevenção de todos os tipos de violência.
O objetivo é assegurar os direitos das pessoas idosas, combater o isolamento social e demográfico, agir sobre a violência que é exercida sobre os mesmos e unir sinergias para um trabalho de prevenção.
”Falamos de segurança nas ruas, mas temos de começar pela segurança dentro das casas. E numa população cada vez mais envelhecida, temos de trabalhar em medidas para a proteção dos mesmos.”
Este projeto foi desenvolvido em 2019/2020 por uma Associação em parceria com diferentes pessoas de diversas áreas e que contou ainda com a participação ativa de idosos na discussão de matérias do seu interesse.
”Queremos recuperar esta proposta, da qual eu na altura enquanto voluntária participei na sua elaboração e levar em frente. Foi um trabalho feito em parceria e é esse tipo de política que me comprometo a executar: de proximidade e envolvimento da população local”, conclui a nota enviada às redações.