O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros promove amanhã uma visita técnica ao hotel Savoy Palace, com início às 17h30.
Os participantes serão recebidos pelo diretor de Manutenção, o engenheiro mecânico Caldeira Pires, e a visita será conduzida pelos engenheiros eletrotécnicos, Luís Abreu e Nelson Rodrigues.
Atualmente, o hotel Savoy Palace é o maior hotel de cinco estrelas do País, constituindo-se como uma grande e avançada infraestrutura de energia, comunicações, segurança, comando e controlo, de grande interesse para a comunidade eletrotécnica.
Durante a visita técnica, os participantes terão a oportunidade de conhecer as instalações elétricas do hotel, equipado com mais de 850 quadros elétricos, onde os equipamentos de segurança são alimentados pela maior instalação em regime de neutro isolado da Região. Os sistemas de iluminação normal e de emergência contam com 50 km de perfis de iluminação de tecnologia LED e controlo DALI, bem como cerca de 2000 luminárias de emergência endereçáveis e monitorizadas remotamente. A Rede de Comunicações ITED conta com 43 bastidores, servidos por 270 km de cabo UTP.
Para garantia de segurança, o hotel conta com 8 centrais de deteção automática de incêndio, interligadas em loop fechado e com cerca de 4800 elementos distribuídos pela instalação. Apresenta ainda um sistema de CCTV, dotado de 268 câmaras IP e de um sistema de difusão sonora Public Address em rede IP. Um sistema de Gestão Técnica, que agrega controlos centralizados de AVAC, iluminação e incêndio, permite uma operação segura e eficiente de todo o hotel.