O Orçamento Municipal do Concelho de São Vicente para 2026 foi aprovado hoje em reunião de câmara, com os votos favoráveis do Executivo e os votos contra da oposição. O documento prevê um montante global de cerca de 12 milhões e 94 mil euros, representando uma redução de 26% face ao orçamento de 2025.
Em declarações à comunicação social, José Carlos Gonçalves explicou que esta diminuição resulta de uma opção por um orçamento “transparente e rigoroso”, elaborado apenas com base nas receitas efetivamente previstas. “Não há empolamento do orçamento. Falamos apenas daquilo que realmente recebemos”, sublinhou, acrescentando que foram identificadas, no passado, rubricas sobreavaliadas, nomeadamente relacionadas com “redes de passagem de cabos de várias empresas”.
Entre as principais prioridades para 2026 destacam-se as políticas de apoio à educação. Segundo o autarca, o município “irá duplicar as bolsas de estudo e comparticipar em 50% das propinas dos estudantes que frequentam universidades públicas”.