Teve lugar, esta quinta-feira, no Comando Regional da Madeira, uma reunião institucional entre a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria e a Polícia de Segurança Pública (PSP) para a consolidação da estratégia de segurança local.
O encontro, solicitado pelo presidente da Junta, Pedro Araújo, procedeu a um ponto de situação sobre a realidade da segurança local, reforçou a articulação e definiu prioridades claras de atuação preventiva para o mandato 2025–2029 e para o ano operacional de 2026.
O presidente da Junta foi recebido nas instalações policiais pelo comissário Flávio Matos, pelo seu adjunto António Nóbrega e pelo chefe Ricardo Silva, agente responsável pelo Policiamento de Proximidade na freguesia.
Durante a reunião, foi sublinhado que, fruto do trabalho articulado que tem pautado a relação entre a Junta de Freguesia e a PSP desde 2021, o Imaculado tem vindo a afirmar-se como uma referência local ao nível da segurança.
“A freguesia apresenta um número de incidentes residual, resultado direto de uma abordagem baseada na proximidade, na prevenção, na presença no território e na confiança mútua entre instituições e comunidade, condição que ambas as entidades querem preservar e aprofundar”, destaca o presidente.
O próximo ciclo de atuação dará especial atenção à população sénior, através do reforço de ações de sensibilização e prevenção a desenvolver no contexto da Universidade Sénior do Imaculado e de um trabalho ainda mais articulado no âmbito da rede local Apoio Sénior+.
“As entidades querem dedicar particular atenção aos idosos em situação de isolamento, vulnerabilidade social ou risco acrescido, através da promoção da segurança, informação e acompanhamento próximo”, lê-se em nota enviada às redações.
Paralelamente, ficou nesta reunião definido que a estratégia preventiva não descurará os públicos mais jovens, cabendo à Junta de Freguesia articular, em estreita colaboração com a PSP, um conjunto de ações de sensibilização a realizar nas escolas da freguesia.
“Pretende-se que as referidas ações sejam dirigidas não apenas aos alunos, mas também ao pessoal docente e não docente, com o objetivo de promover ambientes escolares mais seguros, informados e preparados para lidar com diferentes desafios do quotidiano”, explica Pedro Araújo.
No final do encontro, ambas as partes reiteraram a importância de manter uma relação institucional próxima e regular, reforçando a convicção de que a segurança se constrói de forma contínua, com planeamento, prevenção e envolvimento comunitário.
Pedro Araújo deseja que “este modelo de governação, assente na proximidade, continue a afirmar o Imaculado Coração de Maria como uma freguesia segura, coesa e muito atenta às necessidades dos seus moradores”.