MADEIRA Meteorologia

Oposição teme que o Funchal esteja a ser governado a partir da Quinta Vigia

Data de publicação
15 Janeiro 2026
12:42

Terá sido mais política do que técnica a reunião da Câmara Municipal do Funchal desta quinta-feira, com os vereadores da oposição, sem pelouro, a acusaram o executivo de se deixar governar a partir da Quinta Vigia.

António Trindade (JPP) e Rui Caetano (PS), explicaram à comunicação social que em causa está a deliberação da semana anterior, no sentido de iniciar o reajustamento do regulamento da Taxa Turística, tendo nessa ocasião o presidente Jorge Carvalho deixado implícito de que poderia vir a sofrer um aumento.

Para a oposição, as posteriores palavras de Miguel Albuquerque, referenciado que primeiramente havia que melhor ainda mais o produto antes desse inflacionamento, constituirá uma intromissão que pelos menos JPP e PS Não aceitam.

No mesmo tom, as críticas estendem-se à revisão do PDM, com Trindade e Caetano a falarem de uma pressão da Quinta Vigia, no sentido de “criar mais habitação de luxo”, outra vez encontrando razões para rejeitar essa intromissão.

Já o Chega, por Filipe Santos, criticou o estado do Mercado dos Lavradores, falando em lojas no andar superior que será necessário requalificar para arrendar e ainda na avaria do elevador, que complica a vida de utentes com mobilidade reduzida.

Pelo executivo, foi a vereadora Helena Leal a sintetizar o conteúdo da reunião, relevando, desde logo, relativamente à Taxa Turística e ao PDM não encontrar razões para ‘dramas’, pois as coisas estão a se desenrolar dentro da normalidade e a seu tempo serão tomadas decisões, sempre em benefício dos munícipes. Não entrou em detalhes nas críticas recebidas e garantiu que em ambas as matérias, nada está decidido.

Quanto ao Mercado dos Lavradores, lamentou a falta de stock na Região para uma peça fundamental no funcionamento do elevador, projetando que dentro de duas semanas o assunto possas estar resolvido.

No mais, anunciou a contratação de dois técnicos superiores, em consequência de deliberação desta quinta-feira, a recuperou a ent6rada muito recente de 16 cantoneiros.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a suspensão da exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao Subsídio Social de Mobilidade?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas