A discursar como presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, já empossado, Olavo Câmara está consciente que assume hoje o maior desafio da sua vida pessoal e política, “com a certeza de que gerir os destinos do concelho que me viu crescer implica não poder falhar, como também me incumbe a nobre tarefa de fazer a diferença na vida das pessoas e criar um futuro melhor, num concelho melhor para as próximas gerações”.
O autarca de 35 anos, que sucede ao seu pai, Emanuel Câmara, que chamou ao palco para um abraço emocionado, no final do discurso, disse que “a nossa prioridade serão as pessoas, governar para as pessoas do Porto Moniz”.Comprometeu-se a “governar com proximidade junto da população, com presença nas quatro freguesias e com abertura e humildade para responder aos desafios da nossa comunidade”.
Num ato realizado num espaço aberto à população, na Santa do Porto Moniz, Olavo Câmara prometeu que “desde a Ribeira do Inferno à Ribeira da Cruz, iremos trabalhar para desenvolver o nosso concelho.
Serei presidente de todos os portomonizenses, sem exceção, e de todas as quatro freguesias do concelho, colocando sempre em primeiro lugar os interesses da população das Achadas da Cruz, do Porto Moniz, da Ribeira da Janela e do Seixal, não esquecendo os nossos emigrantes espalhados pela diáspora, a quem daqui envio um forte e sentido abraço”.
Assegurou que “não deixaremos ninguém para trás e iremos trabalhar, dando especial atenção, em simultâneo, a três áreas de atuação essenciais, que permitirão chegar a todos”, para um futuro melhor. “Será uma política feita de olhos nos olhos, com ganhos efetivos para o dia a dia das pessoas das quatro freguesias do nosso concelho”, afirmou, prometendo continuar o trabalho desenvolvido nos últimos 12 anos no Município do Porto Moniz: “Manter e reforçar os apoios à educação, aos idosos, ao desporto e à cultura, à proteção civil, ao setor primário, aos empresários e às empresas. Reforçaremos este caminho e, principalmente, responderemos aos desafios da atualidade, designadamente no que respeita às questões da mobilidade, da habitação, do turismo e da gestão do território, dando respostas claras e concretas aos problemas do presente e criando condições para atrair mais investimento para o nosso concelho”.
Olavo Câmara prometeu trabalhar para o futuro do concelho de Porto Moniz, com uma visão estratégica e de futuro. “Estou certo de que tomaremos decisões que terão impacto positivo nas próximas décadas, o que nos confere uma responsabilidade acrescida”.
Sublinhando que o eleitorado escolheu de forma expressiva o programa do PS, o presidente da autarquia realçou que “será esse o programa que iremos implementar, nos timings apropriados, com uma visão integrada e global, dispensando medidas avulsas, de folclore político ou de agendas partidárias”.
“O nosso programa é público, é ambicioso e a sua concretização irá exigir muito trabalho e dedicação.Desde obras físicas nas quatro freguesias do concelho, como a requalificação da zona do teleférico e do calhau das Achadas da Cruz, a construção de miradouros na zona alta do Porto Moniz, melhorias nas Piscinas Naturais do Aquário da Madeira, a criação de uma rede de saneamento básico na Ribeira da Janela, a construção de uma nova estrada no Seixal e a criação de estacionamentos para moradores nas quatro freguesias”, afirmou.
Além do reforço dos apoios já existentes, transversais a toda a população, faixas etárias e setores, “apostaremos na criação de programas de comparticipação de pequenas cirurgias, na criação do cartão residente, de programas de apoio à reconstrução e reabilitação de casas e, incentivos ao arrendamento, apoios aos agricultores, e a promoção da defesa da causa animal”, prometeu.
Olavo Camara reconhece que “os tempos iniciais do mandato são de adaptação e aprendizagem, mas de forma célere procuraremos conhecer os cantos da casa e responder de forma assertiva aos desafios da gestão normal e corrente de uma câmara”.