MADEIRA Meteorologia

Obras para o Teleférico do Curral começam este verão, diz secretário

Data de publicação
15 Junho 2025
18:59

O Orçamento da Região, que começa a ser discutido amanhã na Assembleia Legislativa da Região, contempla várias prioridades para defesa do sector agrícola na Região.

A mensagem foi transmitida pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, que esteve presente na freguesia do Jardim da Serra, a qual voltou a acolher a tradicional Festa da Cereja, uma das mais antigas da Região.

“Estamos atentos às preocupações dos agricultores e pescadores e tudo faremos para que o sector possa continuar a crescer e ter o desenvolvimento que vem registando. O Orçamento do Governo contempla várias medidas para que o rendimento gerado pelo sector primário seja cada vez maior”, referiu Nuno Maciel, que assistiu ao cortejo etnográfico alusivo à cereja.

O governante aproveitou a ocasião para anunciar que as obras do teleférico, que vai ligar a freguesia do Jardim da Serra ao Curral das Freiras, deverão começar já este verão. Trata-se de um “investimento privado”, recordou o secretário e que, acredita, “certamente vai trazer uma nova dinâmica ao concelho”.

Sobre a produção de cereja, que ao que tudo indica será semelhante à do ano passado, o governante referiu que tudo está a ser feito para que a produção possa registar os valores alcançados em anos anteriores, quando havia mais produção. A revitalização passa por estudar novas variedades mais resistentes ao frio.

“Queremos que a cereja continue a ser um produto típico desta localidade. As alterações climáticas e as pragas têm prejudicado esta produção, mas os agricultores sabem que a Direção Regional de Agricultura tem estado no terreno e, atualmente, há estudos e experiências que estão a ser realizadas para que se possa ultrapassar estes constrangimentos”, explicou o secretário regional, elogiando, por outro lado, o esfoço da freguesia, da Casa do Povo e de entidades privadas para que esta festividade continue a ser uma “referência” desta localidade.

“São pessoas que sentem a localidade e que através do voluntariado dinamizam as localidades. Através dos fundos comunitários, nomeadamente do PEPAC, há apoios para que estas entidades continuem a promover as nossas tradições”, vincou o secretário.

Depois de ter anunciado um reforço de verba para esta festividade, Nuno Maciel apontou que a cultura da cerejeira envolve aproximadamente 130 agricultores, seis biológicos, ocupando uma área estimada de cerca 10 hectares, prevendo-se uma produção de 13 toneladas.

Mais de 95% das explorações de cerejeiras (e a mesma proporção para a área) localizam-se no concelho de Câmara de Lobos, no Curral das Freiras, principalmente no Jardim da Serra.

A Festa da Cereja é uma organização da Casa do Povo local com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e do PRODERAM.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas