MADEIRA Meteorologia

Óbito de Martins Júnior: BE diz que se tratou de uma “figura incontornável da vida pública madeirense”

Data de publicação
13 Junho 2025
14:36

O Bloco de Esquerda Madeira manifestou hoje o seu profundo pesar pelo falecimento do padre Martins Júnior, “figura incontornável da vida pública madeirense”, cuja ação ultrapassou largamente os limites da pastoral religiosa.

Em nota de pesar, o BE afirma que “o padre Martins foi, ao longo das décadas, um exemplo de coragem cívica e de compromisso com a liberdade. A sua voz, firme e incómoda para os poderes instituídos, ergueu-se sempre em defesa dos madeirenses e contra todas as formas de opressão”.

“Num arquipélago onde o silêncio muitas vezes se impôs como regra, o padre Martins escolheu a palavra livre como forma de resistência e solidariedade”, acrescenta.

Para o partido, que surgiu na Madeira da união de forças políticas como a UDP, onde Martins Júnior militou, o sacerdote “foi um nome marcante na construção de uma consciência social crítica e atenta na Madeira, intervindo com lucidez em debates públicos e nunca se deixando domesticar pelas conveniências políticas ou institucionais. O seu legado é também político, no sentido mais nobre do termo: o da intervenção consequente e ética na vida de todos os madeirenses”.

A finalizar o comunicado, o Bloco de Esquerda Madeira “presta homenagem à sua memória e transmite sentidas condolências à sua família, amigos e a todos os que, como nós, com ele, partilharam lutas por um mundo mais justo e solidário”.

“Que o exemplo do padre Martins continue a inspirar quem, na Madeira e fora dela, se recusa a desistir da dignidade, da justiça e da liberdade”, remata a nota de pesar, assinada pela coordenadora Dina Letra.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas