Há uma nova unidade de saúde e bem-estar no centro do Funchal. Chama-se Clínica Médica das Galerias e tem um corpo clínico composto por médicos especializados na área da saúde ocupacional.
A diretora clínica, Rita Vieira, explicou aos jornalistas, durante uma visita inaugural do presidente do Governo Regional, que o objetivo com a abertura deste espaço é "fornecer um serviço de excelência às empresas da Região", seguindo o desígnio da medicina do trabalho de "zelar pela saúde dos trabalhadores".
Neste âmbito, as consultas são realizadas anualmente ou de dois em dois anos, consoante a idade do colaborador, ou sempre que tal se justifique. As consultas são, sobretudo, de prevenção, sendo um "meio de ligação muito importante entre o trabalhador, a entidade patronal, e a prevenção da saúde do trabalhador". Ainda assim, a medicina no trabalho é aqui entrosada com outras especialidades, o que vem estabelecer sinergias necessárias uma vez que "há muitas doenças que acontecem devido a uma situação laboral".
A clínica é composta por seis gabinetes de consulta e resulta de um investimento de cerca de 600 mil euros da parte da Work Clinic, que se inclui no Grupo Insular Saúde, que contou também com o financiamento do IDE.
Catarina Gouveia