Susana Prada, Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, visitou hoje a Estação Elevatória da Lapeira, no Porto Santo, um investimento de 160 mil euros, preparado para servir 135 habitantes.
No local, a governante explanou que "a Urbanização da Lapeira era servida por uma rede de drenagem de águas residuais que as encaminhava para uma Fossa Comunitária subdimensionada e em mau estado de serviço que, periodicamente era aspirada com recurso a um limpa fossas".
"Esta situação, para além dos incómodos provocados à população residente, não era técnica e economicamente vantajosa, pelo que se tornou urgente a implementação de uma solução definitiva que garantisse as necessidades da população servida, em conformidade com a legislação em vigor", reiterou ainda.
Desta feita, a obra consistiu na implementação de uma estação elevatória de águas residuais na Urbanização da Lapeira, na Ilha do Porto Santo, que garante a elevação dos respetivos efluentes drenados até à rede principal e encaminhamento para tratamento adequado na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ponta.
Segundo realçou a secretária, os trabalhos agora concluídos revestem-se de vital importância para a melhoria da qualidade de vida e da saúde e bem-estar da população residente, bem como contribuem para a melhoria da qualidade ambiental da ilha.
A obra foi executada entre março de 2022 e março de 2023.
Redação