MADEIRA Meteorologia

Morte de criança: ‘Gonçalves Zarco’ esclarece que não se trata de um caso de bullying escolar e há provas

Data de publicação
01 Maio 2025
20:37

A investigação da Polícia Judiciária ao caso da criança de 12 anos que morreu em circunstâncias trágicas descartou a hipótese de bullying escolar, revelou esta tarde a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, onde a menina andava.

“A única informação que neste momento podemos divulgar é a de que a ‘hipótese de bullying no meio escolar foi descartada’, conforme confirmado ao final da manhã desta quinta-feira, por um dos inspetores ao Presidente do Conselho Executivo, que mesmo em dia feriado dirigiu-se às instalações da Polícia Judiciária, na tentativa de obter informação fidedigna para esclarecer toda a comunidade escolar, designadamente outros pais e encarregados de educação, dada a avalanche de fake news que têm inundado as redes sociais”, pode ler-se num comunicado da escola.

Citando o referido inspetor, o presidente do Conselho Executivo acrescenta que “a situação ocorrida com a aluna não pode ser imputada à escola e há provas disso”.

Perante isto, Ricardo Barcelos apela “ao respeito por todos os membros da comunidade escolar, alunos e respetivos encarregados de educação, professores e funcionários”.

“Reconhecemos que nenhuma instituição é perfeita, mas reafirmamos que a nossa escola repudia qualquer forma de bullying e permanece comprometida em garantir um ambiente baseado no respeito e na colaboração entre todos”, declara o professor.

A escola começa o comunicado “lamentando profundamente o falecimento da aluna Jociane Teixeira Martins” e expressando, uma vez mais, “as mais sinceras e sentidas condolências a toda a sua família, amigos e colegas”.

O Conselho Executivo, pela voz do seu presidente, considera “fundamental” manter “o respeito pela memória da vítima, oferecer todo o apoio possível à família, amigos e colegas, e evitar qualquer tipo de especulações prematuras”.

“Desde que tomamos conhecimento do sucedido, estamos a colaborar contínua e plenamente com as autoridades competentes e aguardamos serenamente o resultado da investigação. A nossa prioridade é garantir apoio emocional a toda a comunidade escolar e reforçar o nosso compromisso com o bem-estar dos nossos alunos e respetivos encarregados de educação, dos nossos professores e dos nossos funcionários”, sublinha a escola.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas