Edgar Jesus, da Socipamo, é o novo presidente da Mesa da Secção da Panificação, Pastelarias e Confeitarias da ACIF-CCIM. A tomada de posse aconteceu esta tarde.
Rui Coelho, da Panidoce, foi o porta-voz da iniciativa, tendo referido aos jornalistas que aquilo que mais preocupa o setor é o facto de o mercado ser incerto, devido ao constante aumento dos custos de produção. Por outro lado, sublinhou que há um conjunto de interesses que a Mesa da Secção da Panificação acha ser de interesse defender como produtos regionais e que se mantêm de forma livre, com a possibilidade de outras regiões até o produzirem, pondo em causa aquela que será a autenticidade desses mesmos produtos. Dando como exemplo o bolo do caco, Rui Coelho lembrou que há um trabalho que vem sendo feito no sentido da sua certificação e registo de marca mas que não está concluído. Este representante da Mesa da Secção da Panificação defende que é importante defender o bolo do caco. A abrangência que se pretende neste tipo de certificações, requer uma análise de fio a pavio. Infelizmente, os timmings nem sempre são o que desejaríamos", defendeu.
Quanto ao futuro, Rui Coelho diz que se vê o setor com esperança e expetativa.
Constituem ainda a Mesa, Ricardo Adão, da Ilhopan, Luís Correia, da Sabor Direto e Ricardo Viveiros da Sociedade de Padaria 25 de agosto. Nem todos conseguiram marcar presença na tomada de posse que decorreu no edifício da ACIF e mediante um representante desta.
Carla Ribeiro