Após a revisão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as Regiões Autónomas passaram a estar abrangidas pelo Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade (IFIC), beneficiando a Madeira de uma verba superior a 50 milhões de euros.
Com esta decisão, as empresas da Região passam a dispor de dois novos instrumentos de apoio, considerados essenciais pelo Governo Regional, tendo em vista “garantir a continuidade do desenvolvimento sustentável e o estímulo à competitividade empresarial”.
O Secretário Regional de Economia, José Manuel Rodrigues, em reação, aponta que esta medida “representa um passo decisivo para consolidar a competitividade económica da Região, garantindo que as empresas locais têm acesso a instrumentos que lhes permitam enfrentar os desafios da transição digital e da inovação tecnológica”.
Entre estes apoios, estarão os programas “Linha Reindustrializar”, que será destinado aos investimentos em inovação produtiva e/ou Investigação e Desenvolvimento, que promovam a modernização e a capacidade tecnológica das empresas, e o “Linha IA PME”, que será direcionado para as micro, pequenas e médias empresas, com o objetivo de incentivar a adoção de soluções de inteligência artificial, visando a otimização de processos internos, o aumento da eficiência operacional e a integração de tecnologias digitais na relação com clientes e parceiros.
Para estas duas linhas, estarão disponíveis 51,4 milhões de euros, reforçando a capacidade de investimento e inovação das empresas madeirenses.