Miguel Albuquerque visitou, na manhã desta quinta-feira, às Casas do Laranjo, um novo espaço de Turismo Rural localizado no Sítio do Porto Novo.
O empreendimento pertence aos irmãos Ricardo Sousa e Graciano Sousa, sendo composto por quatro habitações: Casa Elmira (três quartos, seis camas), Casa Maria (um quarto, duas camas), Casa Beatriz (um quarto, duas camas) e Casa Margarida (um quarto, duas camas). No total, são seis quartos e 12 camas, no Caminho da Portada do Porto Novo n.º 13, rodeados de um espaço comum mesclado entre hortas e uma piscina com vista privilegiada para a aproximação dos aviões à pista do aeroporto da Madeira.
Miguel Albuquerque esteve acompanhado dos secretários regionais Eduardo Jesus e Humberto Vasconcelos, tendo estado presente também Filipe Sousa, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.
"É uma sociedade de dois empresários já com muita experiência no ramo no Alojamento Local, onde tem um conjunto de 26 unidades na Madeira e este é mais um exemplo de como se trabalha e da importância do Alojamento Local para a requalificação de espaços rurais, mantendo a traça madeirense e mantendo o nosso ecossistema", sintetizou o presidente do Governo Regional. Albuquerque gostou do produto final, assinalando que "está muito bem conseguido e vai ser mais um espaço de grande sucesso".
Já o empresário Graciano Sousa lembrou que "os prédios já existiam, mas na altura estavam todos degradados e com o falecimento da nossa mãe decidimos recuperá-los e dar uma utilidade a estas casa". Destaca que se trata de "uma zona com um grande envolvimento agrícola", que era já da família, tendo depois sido dividida entre herdeiros.
Graciano Sousa partilhou que o empreendimento resulta de um investimento de "cerca de meio milhão de euros, no qual tivemos uma ajuda de cerca de 146 mil euros", através de fundos comunitários, via Governo Regional.
David Spranger