MADEIRA Meteorologia

Marco Martins denuncia violação da liberdade de voto

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
01 Novembro 2025
16:42

Na sessão de instalação e eleição da Mesa da Assembleia Municipal da Ribeira Brava, realizada no dia 31 de outubro de 2025, “vários membros eleitos foram impedidos de se abster, tendo sido informados de que não era permitido abster-se”, denuncia Marco Martins, em comunicado.

De acordo com o líder do Movimento Independente Ribeira Brava em Primeiro (RB1), tal decisão “não encontra qualquer suporte legal, configurando uma violação grave da liberdade de voto consagrada na Constituição da República Portuguesa, na Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro (Regime Jurídico das Autarquias Locais) e no próprio Regimento da Assembleia Municipal da Ribeira Brava”.

“A decisão de impedir a abstenção na eleição da Mesa da Assembleia Municipal da Ribeira Brava constitui uma violação do direito de voto livre e secreto, ferindo os princípios basilares da democracia representativa e comprometendo a legitimidade do ato eleitoral em causa”, escreve, frisando que o RB1 “repudia firmemente esta irregularidade e reafirma o seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito pelos direitos e garantias de todos os eleitos locais”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas