Foram disponibilizados, desde janeiro até à data, 1.204 cartões 'Kit Bebé', no valor total de 602 mil euros, revelou hoje a tutela da saúde.
Segundo a Secretaria Regional de Saúde, "os medicamentos de uso pediátrico e as vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação são dos produtos que as famílias mais adquirem através do 'Kit Bebé'".
"Usamos o cartão Kit Bebe para adquirir leite, medicamentos e vacinas para o nosso filho, este é um apoio que é para todos, sem exceção. Foi uma mais valia e uma ajuda preciosa numa fase em que a despesa é grande, é de fácil utilização e temos acesso em todas as farmácias", partilham Fabiana Castro e André Barreto, pais pela primeira vez.
Conforme o JM noticiou na ocasião, o Programa de Saúde 'Kit Bebé' é uma medida de apoio à natalidade, implementada pelo Governo Regional da Madeira desde 2019, que concede às famílias um apoio no valor de 500 euros para a aquisição de produtos de saúde e bem-estar, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, em todas as farmácias da RAM.
O valor atribuído, disponível mediante um cartão físico ou digital, pode ser consultado pelos beneficiários na plataforma 'Kit Bebé', bem como os produtos que já foram adquiridos e as condições do Programa.
A caminho do segundo filho, Cristina Nóbrega diz que usufruiu do cartão quando teve o meu primeiro filho, principalmente para a aquisição de medicamentos e vacinas. "É um grande apoio para nós pais! Agora com a chegada do segundo bebé, será novamente uma grande ajuda, e através da plataforma será mais fácil fazer a gestão do plafond que temos disponível", sublinha.
O cartão "Kit Bebé" pode ser requerido até 90 dias após o nascimento do bebé, nas instalações do IASAÚDE, na referida plataforma ou nos serviços administrativos da maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça, e pode ser utilizado durante 12 meses após a sua ativação.
Desde 2019, já foram atribuídos mais de 6 mil cartões 'Kit Bebé', acrescenta a tutela.
Iolanda Chaves