A coligação Mais Santa Cruz considera “o tecido empresarial como uma das grandes forças motrizes do concelho” e por isso pretende dar aos empresários e às empresas “mais e melhores condições para trabalharem no município”, de modo a fomentar “o emprego, a riqueza e o desenvolvimento do concelho”.
A candidatura PSD/CDS-PP tem na forja uma proposta para a criação do Gabinete de Apoio ao Empresário, pensado para agilizar processos e ajudar a atrair novas empresas para o município de Santa Cruz”, justificou Saturnino Sousa, o candidato à presidência da câmara.
Contribuir para a desburocratização dos processos, reduzindo o tempo de espera dos despachos camarários, e aproximar os serviços da autarquia dos empresários, são dois dos grandes objetivos deste projeto da equipa liderada por Saturnino Sousa.
O Gabinete do Empresário de Santa Cruz pretende apoiar, informar e orientar os investidores, aproximando-os dos potenciais clientes, quer sejam locais, regionais e nacionais, contribuindo, assim, para um desenvolvimento económico sustentado dos projetos, quer eles estejam em fase embrionária ou já consolidados. É, também, propósito auxiliar na resolução de problemas decorrentes do exercício da atividade empresarial.
O projeto foi anunciado no Parque Empresarial da Cancela, na freguesia do Caniço, e depois de ouvidos os desejos dos empresários que esperam, principalmente, por uma resposta rápida dos processos que dão entrada na autarquia, o que nem sempre acontece.
O Parque Empresarial da Cancela tem 61 empresas instaladas, estando completamente lotado, e emprega cerca de 700 pessoas.
A lotação esgotada desta zona empresarial faz com que a coligação Mais Santa Cruz esteja já a planear aumentar o número de Parques Empresarias. Uma das localidades escolhidas para acolher novas empresas é o Santo da Serra, porque “é fundamental que o concelho avance de forma equilibrada e sustentada”, concluiu Saturnino Sousa.