Quatro navios de cruzeiro vão passar esta sexta-feira pelo Porto do Funchal. Um dia de casa cheia que vai movimentar mais seis mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Depois de na véspera ter chegado o Amadea, que pernoitou no Cais 6 com 503 passageiros e 309 tripulantes, esta manhã chegaram o Queen Victoria e o Explora I. Dois navios vocacionados para um publico premium, a que se juntou, ao início da tarde, o Artania com 1.559 pessoas bordo: 1.047 passageiros e 512 tripulantes.
O movimento começou pelas 6:15 horas com a chegada do Queen Victoria. Agenciado pela Blatas, o navio traz ao Funchal 1.919 passageiros e 1.001 tripulantes. O capitão é o britânico Martin Sharples, numa viagem que começou a 24 de outubro em Southampton (Reino Unido) e termina no mesmo porto, a 6 de novembro. É um cruzeiro pelo Atlântico Norte que já visitou os Açores (ilha Terceira e São Miguel) antes de chegar ao Funchal. Daqui, segue, às 17h30, em direção a Leixões, seguindo-se Vigo antes de regressar a Southampton.
Já Explora I, com 1.251 pessoas a bordo (607 passageiros e 644 tripulantes), como o italiano Diego Michelozzi como capitão, entrou na baía do Funchal às 7 horas, proveniente do porto espanhol de Cádis, e segue viagem às 18 horas para a Antígua. Agenciado pela JFM Shipping, o navio da MSC Cruises, através da marca MSC Explora Journeys foi construído há dois anos nos estaleiros italianos de Fincantieri, e custou 495 milhões de euros.
Está a realizar um cruzeiro de 25 dias de reposicionamento atlântico, depois de ter passado os últimos meses a realizar cruzeiros no Mediterrâneo. Começou no dia 18 de outubro em Veneza, e já passou pela Croácia (Dubrovnik), Montenegro (Kotor), Itália (Sorrento, Roma e Livorno), Mónaco, Espanha (Barcelona e Cádis) e depois do Funchal segue para Antígua (St. John’s), Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico e finalmente Miami (Estados Unidos).
O Artania, agenciado pela Blatas, entrou no porto pelas 13 horas – sensivelmente na mesma altura em que o Amadea seguia para Santa Cruz de la Palma (Canárias) –, proveniente da Paia da Vitória (Açores). Com o norueguês Morten Arne Hansen como capitão, o navio vai passar a noite no Cais 6.
É um navio com 41 anos de serviço, construído na Finlândia, e operado pela Poenix Reisen. Está a realizar uma viagem de 18 dias, que começou em Bremen, na Alemanha, termina em Palma de Maiorca, Espanha. Já passou por Southampton (Reino Unido), Leixões, São Miguel, Faial, Terceira, e do Funchal segue para Marrocos, e depois Málaga e Cartagena.