Micaela Freitas, secretária regional da Saúde e Proteção Civil, afirmou que a Região Autónoma da Madeira passa, a partir deste mês, a ser considerada “uma região segura para AVC’s”.
De acordo com a governante, a Madeira é agora reconhecida como uma Região Angels. “Este galardão é atribuído pela Iniciativa Angels, que distingue a Madeira. Isto significa que nós, no SESARAM, reunimos determinados critérios para sermos eleitos”, explicou.
“A distinção baseia-se em padrões internacionais de elevada qualidade, que a região cumpre. Nomeadamente, a nossa unidade de AVC respeita todos os tempos necessários para a intervenção numa situação deste tipo”, acrescentou a secretária, sublinhando que essa atuação começa desde o primeiro momento desde quem acompanha o doente até ao diagnóstico e tratamento adequados.
Atualmente, existem apenas 48 Regiões Angels em todo o mundo, e a Madeira é uma delas.
A informação foi divulgada no âmbito da caminhada “Pare o AVC, Junte-se a nós!”, que assinala hoje o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), à qual se juntaram cerca de 50 participantes.