MADEIRA Meteorologia

Lobo Marinho é o primeiro navio ligado à energia de terra em Portugal

Data de publicação
24 Outubro 2025
13:21

O ‘Lobo Marinho’ tornou-se, esta sexta-feira, o primeiro navio em Portugal a ligar-se à energia de terra. A cerimónia de inauguração do sistema, designado ‘shore power’, decorreu esta manhã no Porto do Funchal, assinalando um investimento de 3,6 milhões de euros realizado pela Porto Santo Line, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

  • Lobo Marinho é o primeiro navio ligado à energia de terra em Portugal

O projeto, que a empresa classifica como “pioneiro e sem paralelo em Portugal”, tem como principal objetivo reduzir a pegada carbónica da operação marítima entre a Madeira e o Porto Santo.

Segundo Carlos Perdigão Santos, administrador executivo da Porto Santo Line, a implementação do sistema permite uma redução anual de 3.200 toneladas de emissões de CO₂ e uma poupança de cerca de mil toneladas de combustível por ano.

“Praticamente todos os navios do Grupo Sousa candidataram-se a este benefício para reduzirmos, como grupo, grande parte da pegada carbónica não só quando os navios estão a navegar, mas também quando estão em porto. Esta é a mais emblemática, a On-Shore power onde há uma substituição de combustível fóssil para eletricidade, mas também houve muitas outras alterações que foram feitas ao navio que, de facto, fazem que, em navegação, essa eficiência da viagem, esse menor consumo de combustível também ocorra”, explicou.

A tecnologia On-shore Power Supply (OPS), também conhecida como Shore Power, permite que o navio, quando atracado no Porto do Funchal ou no Porto Santo, se ligue à rede elétrica de média tensão (6.600 volts). A energia é depois convertida a bordo por um transformador próprio, que fornece os 400 volts necessários para alimentar os equipamentos auxiliares e os sistemas de iluminação, eliminando a necessidade de manter os motores a funcionar e reduzindo significativamente as emissões poluentes.

O investimento contou com apoio da União Europeia – NextGenerationEU, através do mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia, no âmbito da dimensão da transição climática.

Presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, felicitou a Porto Santo Line por este passo inovador, que traz “uma poupança orçamental para a empresa” e “grandes benefícios para a nossa comunidade com menos um foco de poluição”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas