MADEIRA Meteorologia

Livre reforça o compromisso com a cultura, a inclusão e os direitos da comunidade LGBTIQA+ na Madeira

Data de publicação
17 Março 2025
10:31

O Livre apresenta um “compromisso sólido” para fortalecer a cultura na Região, promovendo a identidade cultural madeirense, apoiando artistas e criadores, garantindo o acesso equitativo à cultura para toda a gente, e defendendo os direitos da comunidade LGBTIQA+.

A candidatura do Livre às Eleições Regionais propõe a criação de uma rede de “Casas da Criação”, espaços culturais abertos à comunidade e ao encontro intergeracional, onde todas as formas de expressão artística são valorizadas e incentivadas. “Estes espaços também servirão como plataformas para dar voz a artistas e projetos que promovam a diversidade cultural, a igualdade de género e os direitos da comunidade LGBTIQA+”, refere o partido.

Além disso, o Livre propõe a proteção do património cultural e arqueológico da Madeira, com a inventariação e classificação de sítios históricos e a criação de uma Carta Arqueológica Terrestre e Subaquática, garantindo que a memória cultural da região seja preservada e acessível a todos.

“Para garantir um setor cultural mais sustentável e inclusivo, o Livre propõe um Sistema de Apoio Sustentável à Cultura, que inclui financiamento público transparente para projetos artísticos e a criação de um fundo regional dedicado às artes e cultura. A digitalização e internacionalização da cultura madeirense também são prioridades, com o reforço da RTP-Madeira e programas que incentivem o acesso digital gratuito a obras culturais regionais”, indica.

Compromisso do LIVRE com os direitos LGBTIQA+

O LIVRE defende ainda políticas concretas para garantir a igualdade e combater a discriminação da comunidade LGBTIQA+ na Madeira, incluindo:

No xombate ao bullying e discriminação em escolas defende a implementação de formação específica para professores e funcionários escolares sobre diversidade, inclusão e direitos humanos, garantindo um ambiente seguro para crianças e jovens LGBTIQA+.

Para a proteção de pessoas LGBTIQA+ contra a violência e discriminação, quer o reforço dos mecanismos de denúncia e apoio a vítimas de violência motivada pela orientação sexual, identidade ou expressão de género.

Eis as outras propostas:

“Saúde inclusiva: Reforço do acesso a cuidados de saúde especializados para pessoas trans e não-binárias, incluindo apoio psicológico e acompanhamento no processo de transição.

Reconhecimento e apoio às famílias LGBTIQA+: Defesa plena da igualdade nos direitos parentais e no acesso a processos de adoção e reprodução assistida.

Apoio à visibilidade e inclusão: Criação de campanhas de sensibilização e eventos que celebrem a diversidade, promovendo a Madeira como um destino inclusivo e seguro para todas as pessoas.

Valorização da cultura e representatividade: Apoio a projetos culturais e artísticos que abordem temáticas LGBTIQA+, promovendo a diversidade na produção cultural da região.

Formação e empregabilidade: Promoção de programas de inclusão no mercado de trabalho, garantindo políticas de não discriminação e apoio à empregabilidade de pessoas LGBTIQA+”.

Outro eixo fundamental do programa cultural do Livre é a valorização do jornalismo independente e representativo da diversidade regional.

“Acreditamos que uma comunicação social livre e plural é essencial para a democracia, e, por isso, propomos mecanismos de financiamento público para órgãos de comunicação regionais e locais, garantindo a preservação do jornalismo independente na Madeira e promovendo a visibilidade de temas ligados aos direitos humanos, incluindo os da comunidade LGBTIQA+”, salienta.

O Livre reafirma a cultura como um pilar essencial para o desenvolvimento social e económico da Madeira e compromete-se a trabalhar para uma política cultural mais justa, inclusiva e inovadora, onde a diversidade seja celebrada e respeitada.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas