MADEIRA Meteorologia

Livre propõe medidas adaptadas à preservação e justiça ambiental

Data de publicação
08 Maio 2025
13:08

O Livre defende, em comunicado, que “só é liberdade a sério quando também houver água limpa, solos férteis, florestas vivas e ecossistemas equilibrados” .

“Perante a emergência climática e as especificidades insulares”, o partido propõe uma série de medidas adaptadas à Região, “visando conciliar preservação ambiental, justiça climática e desenvolvimento social”.

Em primeiro lugar, o Livre propõe a proteção integral de 30 % da superfície terrestre e marinha da Madeira, garantindo que pelo menos 10 % fique sob regime estrito de conservação. “A expansão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas — com fiscalização reforçada pelo ICNF, SEPNA e APA — permitirá conservar habitats marinhos vitais, apoiar a pesca artesanal sustentável e proteger a biodiversidade costeira única da região”, considera.

Em paralelo, defende um turismo regenerativo em substituição do modelo de massificação que sobrecarrega os recursos naturais. Para tal, propõe a definição de capacidade de carga nas zonas de maior sensibilidade — como a Floresta da Laurissilva e as falésias do norte — e o apoio a rotas de baixo impacto que beneficiem diretamente as comunidades locais, financiando transportes públicos e valorizando percursos de ecoturismo.

O partido defende, ainda, a criação de um Sistema Nacional de Remuneração dos Serviços dos Ecossistemas, “que será adaptado aos pequenos proprietários rurais madeirenses, de modo a remunerar o restauro de habitats únicos — nomeadamente a Laurissilva e as levadas históricas — e a manutenção de cursos de água naturais que previnem riscos de cheias e deslizamentos”.

Para reforçar a fiscalização e a gestão dos espaços protegidos, o partido apela à revisão e dignificação da carreira de Vigilante da Natureza na Madeira, com aumento de contratações, remuneração, subsídios e formação técnica específica. “Estes profissionais terão meios adequados para prevenir incêndios florestais, combater atividades ilegais e assegurar a integridade das áreas protegidas”, assevera.

Por fim, defende uma gestão integrada dos recursos hídricos da região, protegendo aquíferos estratégicos e avaliando a implementação de centrais de dessalinização sustentáveis — utilizando princípios de economia circular na gestão de salmouras e águas residuais — de forma a garantir água potável a todas as populações insulares sem comprometer os ecossistemas costeiros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas