No âmbito de uma atividade realizada, esta manhã, nos Canhas, Élvio Sousa, reiterou que a redução do custo de vida na Região "está, mas mãos de Miguel Albuquerque, do CDS, e agora do PAN".
Na ocasião, o líder do JPP, acusou que "enquanto Miguel Albuquerque anda a culpar o governo da República pelo atual sufoco financeiro, ele próprio tem nas suas mãos a oportunidade de baixar os impostos, como o IVA ou o preço dos produtos petrolíferos, como o gás".
"O PSD/CDS está a manter o monopólio do gás nas mãos de uma empresa que anda a explorar os madeirenses há anos. E Miguel Albuquerque anda a proteger os amigos desse monopólio, pois uma garrafa de 13kg custa aos madeirenses mais 10 euros do que nos Açores", aponta o deputado.
Mais adiantou o parlamentar que "inacreditavelmente, em 2022, os madeirenses pagaram mais 4,2 milhões de euros na fatura do gás que os açorianos", concluindo que "o Governo Regional está a fazer mais um serviço aos monopólios e a carregar mais uma vez nos madeirenses".
Por fim, o líder do partido acrescenta que o "JPP dará entrada esta semana uma iniciativa legislativa que visa equiparar e regular, à semelhança daquilo que acontece nos Açores, o gás como produto petrolífero regulado, na listagem dos restantes produtos fixados mensalmente".
Lígia Neves