A candidatura do Juntos Pelo Povo (JPP) à presidência da Câmara Municipal do Funchal promete replicar na capital madeirense o Programa de Apoio a Pequenas Cirurgias que “existe no município de Santa Cruz com bons resultados”.
A cabeça-de-lista do JPP considera “da mais elementar justiça social o JPP responder ao nível do município aos problemas que são da responsabilidade do Governo, pois se o Governo não resolve, alguém tem que ter coragem e capacidade de decisão para ajudar estas pessoas com enormes dificuldades financeiras, porque, como todos sabemos, as pessoas ficam eternamente na lista de espera por incapacidade do PSD/CDS em apresentar soluções e alternativas”.
Fátima Aveiro, numa ação de campanha esta sexta-feira no Bairro da Nazaré, junto ao centro de saúde local, explicou que o programa “se dirige a famílias e pessoas com dificuldades financeiras”, através de um pedido dirigido à Câmara onde deve constar um orçamento com o custo da cirurgia. “O pedido será devidamente avaliado, o valor do apoio a conceder terá em conta os rendimentos e as cirurgias serão realizadas por via de um acordo com as clínicas”.
O programa irá contemplar ainda “algumas consultas de especialidade que são muito difíceis de conseguir dentro do sistema público de saúde, nomeadamente nas áreas da psicologia e psiquiatria, consultas que exigem alguma regularidade e por isso disponibilidade financeira”, esclareceu a candidata.
Fátima Aveiro aproveitou o tema para considerar que a “a saúde mental na Região precisa de uma revisão urgente”, criticando o facto de “os doentes terem de pagar o internamento e os tratamentos, o que não acontece com as pessoas internadas com outras patologias nos hospitais da Região”, alertando para o facto de “o número de sem-abrigo ter subido de 112 para 177 no Funchal, nos últimos anos, e sabemos nós que muitas dessas pessoas caíram na rua por falta cuidados de saúde precisamente nas duas áreas que referi”.