O Grupo Parlamentar do Juntos Pelo Povo (JPP) apresentou na Assembleia Legislativa da Madeira um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo Regional a construção de um novo estabelecimento de ensino e inclusão na freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz.
A proposta, intitulada “Recomenda ao Governo Regional da Madeira a construção de um estabelecimento com as valências de Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) na freguesia do Caniço”, pretende, conforme defendeu a deputada Mariusky Spínola, JPP, dar resposta ao aumento da população e à crescente procura por infraestruturas educativas e sociais na zona.
A parlamentar recorda que a atual escola do Caniço, que integra o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, foi construída na década de 1970, no âmbito do “Plano Centenário”, um programa de expansão da rede escolar primária iniciado em 1941. A estrutura é composta por três edifícios e, segundo o partido, “já não responde às necessidades da população atual nem às exigências pedagógicas e de inclusão contemporâneas”.
Importa mencionar, como elucida o projeto do JPP, que a freguesia do Caniço é atualmente uma das mais populosas da Região.
De acordo com os dados dos censos, passou de 6.876 habitantes em 1991 para 24.046 em 2021, o que representa um crescimento demográfico de cerca de 250% em três décadas.
Com este projeto, o JPP defende a criação de um espaço educativo moderno, capaz de integrar numa só estrutura respostas para a infância, ensino básico e inclusão social, através do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
Segundo o partido, esta iniciativa pretende “dar resposta às necessidades reais da população, garantir condições dignas de ensino e promover uma educação mais inclusiva e adaptada à realidade atual do Caniço”, assim o menciona o documento.