MADEIRA Meteorologia

JPP diz que o Funchal desinveste no apoio ao arrendamento

Data de publicação
22 Janeiro 2026
14:17

Na reunião desta quinta-feira do executivo da Câmara Municipal do Funchal, os vereadores do JPP, António Trindade e Rafael Nunes, alertaram que a crise habitacional continua sem respostas concretas por parte do executivo PSD/CDS. “É cada vez mais evidente que a promoção do acesso à habitação para famílias e jovens casais, face ao aumento significativo das rendas, não constitui uma prioridade para a autarquia. Recorde-se que uma das principais prioridades da coligação PSD/CDS passava por resolver este problema, nomeadamente através do apoio ao arrendamento”, constatam.

Nesse contexto, os vereadores do JPP votaram contra a proposta do executivo relativa ao cabimento do Fundo de Investimento Social (FIS) para 2026, não por discordarem das medidas apresentadas, mas pela fraca aposta no apoio ao arrendamento.

“Numa autarquia com um orçamento de 136M€, a dotação prevista para o Subsídio Municipal de Arrendamento (SMA), no valor de 1,3 milhões de euros, revela-se manifestamente residual para responder à grave carência habitacional que afeta jovens e famílias do Funchal. Bastaram três meses para se perceber que há uma grande diferença entre o que se promete e o que se cumpre”, afirmam.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual foi o resultado mais surpreendente da primeira volta das eleições presidenciais na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas