MADEIRA Meteorologia

JPP denuncia suspensão da mobilidade dos madeirenses e critica atuação do Governo da República

Data de publicação
04 Janeiro 2026
10:38

O líder do Juntos pelo Povo (JPP), Élvio Sousa, recorreu à sua página pessoal de Facebook esta manhã, para denunciar a atuação do Governo da República no regime de mobilidade das Regiões Autónomas, afirmando que a prometida plataforma eletrónica “não passa de mais uma trapalhada burocrática e centralista”.

Segundo escreveu Élvio Sousa, “a realeza PSD/CDS, que governa a República”, falhou em garantir uma solução justa para os cidadãos das Regiões Autónomas, acrescentando que a anunciada plataforma “traz mais burocracia, mais papelada e mais dificuldades”, em vez de assegurar a simplificação prometida.

O líder do JPP recorda que, em outubro de 2025, “o líder parlamentar do PSD, Jaime Filipe Ramos, abraçado e confiante que estava à milagrosa plataforma eletrónica, fez aprovar um projeto de resolução” que exigia que estudantes e residentes pagassem apenas 59€ e 79€ nas viagens entre a Madeira e o Continente. “Todos os partidos com assento no Parlamento regional votaram a favor, menos o JPP. Todos caíram na cilada centralista”, sublinha.

Para Élvio Sousa, “não podemos confiar neste Governo da República que anuncia a boa nova, a simplificação e um reembolso célere, e depois traz mais burocracia e exclusão social”, considerando que “a suspensão abrupta dos pagamentos dos reembolsos relativos ao Subsídio Social de Mobilidade (SSM) pelos CTT é um exemplo inadmissível da forma atabalhoada e desconsiderada como os portugueses das ilhas estão a ser tratados pelos governos PSD/CDS na República e na Região”.

O deputado acrescenta que “quando se esperava pelas melhorias que foram prometidas e repetidas, o que se verifica é precisamente o contrário”, alertando que “manter os reembolsos suspensos nos CTT à espera de uma plataforma que, tudo indica, nascerá torta, cria um verdadeiro rodopio de mais problemas e dificuldades”.

“Estamos entregues a um grupo de decisores incompetentes!”, afirma Élvio Sousa, sublinhando que esta situação se agrava “numa altura sensível como é o final da época natalícia e o início do Ano Novo”, em que “madeirenses e estudantes tentam estar com a família, mas para isso tiveram de desembolsar centenas de euros para pagar as viagens e agora ficam sem saber quando é que acedem ao valor do reembolso”.

O líder do JPP classifica esta situação como “uma trapalhada monumental e uma desconsideração inaceitável”, acusando que “Eduardo Jesus como Miguel Albuquerque silenciam e protegem de cócoras”.

Por fim, Élvio Sousa alerta que “muitas das famílias que fizeram um esforço enorme para poderem estar com os seus filhos na época natalícia precisam agora do dinheiro que adiantaram ao Estado”, numa fase em que “todos os trocos contam para superar o mês mais longo do ano”, lamentando que “nem o Governo da República nem o Governo Regional do PSD/CDS revelaram qualquer sensibilidade para esta situação”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas