O deputado do Juntos Pelo Povo na Assembleia da República, Filipe Sousa, manifestou condolências às vítimas das recentes tempestades que, nas últimas duas semanas, provocaram morte, destruição e elevados prejuízos em várias regiões do país.
Em comunicado à imprensa, o parlamentar expressou “a mais profunda solidariedade” para com famílias.
Filipe Sousa defende que os fenómenos extremos expuseram debilidades estruturais do país ao nível do planeamento, prevenção e resposta do Estado, criticando a repetição de promessas e a insuficiência das medidas de apoio às populações afetadas.
O deputado eleito pela Madeira propõe, por isso, a criação de um fundo nacional permanente para catástrofes naturais, que permita respostas rápidas, transparentes e eficazes às vítimas.
“Um instrumento permanente, robusto e transparente, que permita acudir de forma célere e justa a todos os que sofrem prejuízos. Um fundo que não dependa da pressão mediática do momento, nem da boa vontade circunstancial de quem governa, mas que seja um compromisso estrutural com os portugueses”, aclarou Filipe Sousa.
“Não podemos continuar a viver ao sabor do improviso, muito menos aceitar que cada tempestade seja tratada como uma surpresa absoluta, quando sabemos que os fenómenos extremos são cada vez mais frequentespodemos permitir que as vítimas sejam empurradas para labirintos burocráticos enquanto tentam reconstruir as suas vidas”, fundamentou o deputado.