O desfile de carnaval na Mealhada, distrito de Aveiro, que tinha como rei o ator e apresentador João Baião, foi cancelado esta tarde devido ao mau tempo, anunciou a organização.
Numa mensagem nas redes sociais, minutos antes do início do corso, a Associação do Carnaval da Bairrada deu conta do cancelamento, mantendo a festa numa tenda a partir das 16:00 com as escolas de samba.
A organização adiantou que se mantêm as datas do desfile noturno de segunda-feira e da tarde de terça-feira, a partir das 14:30.
A Associação do Carnaval da Bairrada informou ainda que os espetadores podem devolver os bilhetes ou guardar para um dos outros dois dias.
Nas redes sociais, sucedem-se as críticas ao cancelamento do Carnaval em cima da hora.
Apesar das tentativas, não foi possível à agência Lusa obter esclarecimentos do presidente da Associação do Carnaval da Bairrada.
O evento, que conta com o apoio do Município da Mealhada, tinha com o Rei o apresentador televisivo João Baião, que ia desfilar com as quatro escolas de samba participantes - GRES Amigos da Tijuca, GRES Batuque, GRES Real Imperatriz e Sócios da Mangueira e de grupos apeados.
Ao apostar num rei português, a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) quebrou a tradição de ter uma personalidade brasileira nos desfiles, no entanto, decidiu apostar “em fazer reviver a presença da Miss Bairrada como rainha, ao lado do apresentador e ator João Baião”.
“Para a rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, vamos recuperar uma tradição perdida que é a eleição da Miss Bairrada. A Miss Bairrada, mais do que um título de beleza, será a embaixadora da cultura, das tradições e dos valores bairradinos, assumindo, ao longo do seu reinado, um papel ativo na promoção da região”, informou, ainda em dezembro, o presidente da Associação do Carnaval da Bairrada.
Segundo a organização, o percurso do desfile seria idêntico ao dos anos anteriores, no centro da cidade, com saída junto aos CTT e final na Praça do Choupal, com zonas de bancadas junto ao Tribunal e na avenida 25 de Abril.