MADEIRA Meteorologia

Jovens deputados debatem durante dois dias as novas tecnologias

Data de publicação
17 Março 2025
12:52

Cerca de 50 estudantes de 10 escolas do ensino Básico da Madeira debatem, hoje, as ‘Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens’. Trata-se de um debate que acontece na Assembleia Legislativa da Madeira no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, um projeto da Assembleia da República que tem entre os objetivos educar para a cidadania através do estímulo do gosto pela participação cívica e política.

A vice-presidente do Parlamento madeirense destacou a importância deste “exercício de cidadania”. “Nesta sessão farão a apresentação de soluções, medidas e propostas para a resolução de problemas identificados ou fins a prosseguir, identificando ao longo deste processo os recursos e modos de ação a mobilizar”, aclarou Rubina Leal.

“Neste exercício coletivo, agirão de acordo com as regras mais elementares da democracia: o respeito mútuo, o debate intenso, a concertação de posições, os acordos e consensos, e o sentido de responsabilidade tão necessário ao nosso Estado de Direito”, disse.

Aos jovens Rubina lembrou que “carregam a esperança de um futuro” e pediu que usem a tecnologia e a inovação “sempre ao serviço da verdade, da transparência e da informação”.

“A frase, um tanto ou quanto batida, de que os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, transmite-nos a convicção de que a preparação para uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais humana, faz-se com iniciativas deste cariz, mas acima de tudo com o bem mais precioso de qualquer sociedade: as suas crianças e jovens”, concluiu a Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Já o secretário regional de educação, Ciência e Tecnologia reforçou o valor do tema em debate, uma vez que as novas tecnologias “fazem parte do nosso dia a dia”, e, desde que bem utilizadas podem revelar-se “uma janela de oportunidades” na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“O importante é nós estarmos preparados para o bom uso. E é nesse sentido que nas nossas escolas, que hoje têm uma componente tecnológica muito significativa, que têm o digital como uma das ferramentas de aprendizagem, estão a preparar os nossos jovens para o bom uso da tecnologia para que possam tirar o maior proveito desse mesmo contexto”, afirmou Jorge Carvalho. “Entendemos que é pela formação e pelo conhecimento que nós podemos dar um melhor uso às ferramentas que hoje estão disponíveis.”

O secretário regional de Educação Ciência e Tecnologia lembrou que “o digital” veio democratizar o acesso à informação e o acesso ao conhecimento”, ao encurtar distâncias e ao permitir o acesso ao conhecimento a partir de qualquer parte do mundo, o que é “ainda mais revelante para quem vive numa região ultraperiférica”.

Por isso, Jorge Carvalho desafiou os jovens a aprofundarem o conhecimento sobre as oportunidades e os desafios que comportam as nossas tecnologias, para assim poderem “melhorar a nossa condição de vida, o nosso conhecimento e a nossa capacidade crítica”.

Estão presentes na edição deste ano do Parlamento dos Jovens a Escola Básica com Pré-escolar e Creche do Caniçal, o Colégio Salesianos Funchal, a Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, a Escola Básica e Secundária de Machico, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, a Escola Básica com Pré-escolar Dr. Horácio Bento Gouveia e a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Amanhã é a vez dos alunos do ensino secundário debaterem as oportunidades e desafios das novas tecnologias.

É habitual estas sessões contarem com a presença de deputados da Assembleia da República. Este ano, por acontecer em plena campanha eleitoral, a Conferência de Líderes da Assembleia da República decidiu realizar o programa sem o contributo dos parlamentares nacionais.

O programa Parlamento dos Jovens, da Assembleia da República, desenvolve-se em parceira com o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), as Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ) e as Direções Regionais de Educação dos Açores e da Madeira.

Faz, este ano, 30 anos que foi criado o Parlamento dos Jovens.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas