A Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto proporcionou uma viagem ao universo do jazz, na mais recente sessão dos Encontros com Sabedoria da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, realizada segunda-feira.
De acordo com um comunicado, a sala multiusos da Escola da APEL transformou-se num espaço de descoberta, emoção e partilha musical, através desta sessão intitulada ‘Dá-lhe Jazz’, que se destacou pela combinação entre a explicação acessível e as demonstrações ao vivo.
Ao longo da sessão, os músicos apresentaram os instrumentos, demonstraram como se constrói um tema e ilustraram na prática conceitos centrais como a improvisação, o swing e a escuta coletiva, num diálogo constante com a plateia.
O público participou com perguntas e pequenas interações rítmicas, vivendo uma experiência musical acolhedora e inspiradora, que despertou curiosidade e entusiasmo, tanto entre os que já apreciavam jazz como entre os que o descobriram pela primeira vez.
Adianta a mesma fonte, que “esta edição dos Encontros com Sabedoria assumiu um caráter excecional, ao substituir o habitual convidado individual por uma associação cultural madeirense de referência, valorizando a diversidade artística”.
Esta iniciativa reforçou também as parcerias locais que a Junta tem vindo a construir em prol da cultura e da educação ao longo da vida, representando uma variação enriquecedora do modelo habitual, capaz de proporcionar uma oferta cultural mais plural e participativa.
O presidente da Freguesia, Pedro Araújo, apresentou a sessão, destacando “a ambição do executivo em consolidar a dinâmica sociocultural da freguesia, promovendo mostras musicais distintas, como o jazz, e incentivando a produção artística sénior e infantojuvenil”.
Sublinhou ainda que “a cultura tem um papel central na coesão social e na valorização do território”, destacando “a Universidade Sénior como um dos projetos mais transformadores do mandato que está a terminar, ao conjugar conhecimento, convívio e vitalidade comunitária”.