A candidatura da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal do Funchal, liderada por Sara Jardim, esteve esta sexta-feira na Universidade da Madeira para falar diretamente com os estudantes sobre os temas que mais os preocupam: habitação e emprego.
“Num concelho onde os preços das casas e o valor das rendas afastam os jovens e onde abrir um negócio é uma corrida de obstáculos burocráticos, de licenças e de taxas, a Iniciativa Liberal apresenta uma visão diferente: um município que apoia, em vez de travar, quem quer começar a vida adulta com autonomia e quem quer criar emprego na cidade”, lê-se em nota de imprensa sobre a iniciativa.
Para os liberais é urgente garantir habitação acessível para estudantes e jovens em início de carreira, por exemplo, através da reabilitação de imóveis devolutos, apostando em parcerias transparentes com o setor privado e social, que permitam criar residências estudantis e universitárias, bem como fomentar a construção de habitação para arrendamento jovem.
Ao mesmo tempo, é fundamental transformar o Funchal num município amigo das empresas e dos jovens empreendedores, reduzindo taxas, simplificando procedimentos e prestando apoio técnico, jurídico e material ao desenvolvimento da sua actividade, permitindo que se instalem no Funchal, que cresçam, que criem postos de trabalho e que paguem melhores salários.
“Queremos que os jovens possam viver e trabalhar no Funchal sem terem de sair da sua cidade para procurar oportunidades. Habitação e emprego não podem ser luxo, têm de ser uma prioridade. Uma Câmara liberal tem de estar do lado de quem arrisca, de quem estuda e de quem quer construir um futuro melhor”, afirmou, citada na nota, Sara Jardim, candidata da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal do Funchal.
“A ação na Universidade da Madeira marca mais um momento de contacto direto da candidatura com os cidadãos, reforçando o compromisso de ouvir, propor soluções concretas e colocar a liberdade e as oportunidades no centro da governação local”, acrescenta o comunicado.