Foi assinado, na tarde desta quarta-feira, na sede da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, o protocolo anual com a delegação da Madeira do CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
O ato vem reforçar, de acordo com a Junta, uma parceria de proximidade social que tem como prioridade o apoio a pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade na freguesia, “consolidando um trabalho conjunto que tem mostrado resultados expressivos ao longo dos últimos dois anos”.
Estiveram presentes o presidente Pedro Araújo e o secretário Emanuel Vieira, em representação da Junta, e a coordenadora Sílvia Ferreira e a técnica de serviço social, Cláudia Mendes, em representação do CASA.
Refira-se que o protocolo enquadra o projeto Casa Amiga Sénior, que assegura a entrega de almoços ao domicílio de segunda a sexta-feira, combatendo o desperdício alimentar e garantindo uma refeição quente a quem mais precisa, num esforço articulado entre as entidades.
Só em 2025 já foram entregues mais de 2.000 refeições ao domicílio, “um dado que evidencia o impacto do projeto na melhoria da qualidade de vida de vários seniores da freguesia, demonstrando a importância das parcerias locais na resposta a necessidades sociais prioritárias”, lê-se em comunicado.
O Casa Amiga Sénior integra uma rede de apoio sénior dinamizada pela Junta, que inclui também serviços de psicomotricidade ao domicílio, com o apoio da Causa Social, e pretende lançar uma vertente de visitas de acompanhamento, através do projeto Voluntariedade, da Monte de Amigos.
Pedro Araújo destacou “a relevância da cooperação entre instituições para maximizar recursos e chegar a quem mais precisa”, reforçando que “a Junta tem vindo a apostar em soluções inovadoras e parcerias estratégicas que permitam apoiar os moradores”.