MADEIRA Meteorologia

IL-Madeira defende um plano estratégico para a redução da despesa pública

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
24 Janeiro 2025
12:13

Em nota de imprensa, a A Iniciativa Liberal Madeira considera que o futuro Governo Regional “deverá implementar um plano estratégico de redução da despesa pública da Região, depois de, em 2024, a despesa pública ter atingindo o valor mais alto dos últimos 12 anos, culminando num aumento acumulado de mais de 42%”.

Considerando o somatório da despesa da Região e do Estado, a despesa pública na Madeira é superior a 40% do respetivo PIB, estando bem acima dos países e regiões com as quais nos devemos comparar.

“Ora, este nível de despesa pública compromete o desenvolvimento económico, dificulta a descida da carga fiscal, absorve a riqueza e a poupança privada e inviabiliza a concretização dos investimentos e dos apoios que se revelam essenciais do ponto de vista económico e social”, analisou Gonçalo Maia Camelo, coordenador do IL Madeira.

“Assim sendo, e tal como já sucedeu na República e nos Açores, a IL Madeira compromete-se a propor e defender a implementação de um plano de redução da despesa pública, assente na racionalização e otimização dos recursos disponíveis, na eliminação de despesas supérfluas e improdutivas e no princípio ‘menos Estado, melhor Estado’.

Em concreto, refere o responsável, “este plano deverá prever, entre outras medidas: a identificação e eliminação de redundâncias e sobreposições, a digitalização e automatização de procedimentos e da informação, a transição para orçamentos de base zero, a obrigatoriedade da análise do custo-benefício da despesa e a contenção no recrutamento de funcionários públicos e na contratação de fornecimentos e serviços externos.

“Com estas medidas será possível canalizar e direcionar os recursos públicos existentes – que não são tão escassos quanto se pensa – para aquilo que realmente interessa e para o bem-estar das pessoas, sem continuar a sobrecarregar excessivamente os contribuintes e a penalizar o desenvolvimento económico. É urgente reformar o Estado e reduzir a despesa pública.”, conclui Gonçalo Maia Camelo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas