MADEIRA Meteorologia

IL-Madeira defende um plano estratégico para a redução da despesa pública

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
24 Janeiro 2025
12:13

Em nota de imprensa, a A Iniciativa Liberal Madeira considera que o futuro Governo Regional “deverá implementar um plano estratégico de redução da despesa pública da Região, depois de, em 2024, a despesa pública ter atingindo o valor mais alto dos últimos 12 anos, culminando num aumento acumulado de mais de 42%”.

Considerando o somatório da despesa da Região e do Estado, a despesa pública na Madeira é superior a 40% do respetivo PIB, estando bem acima dos países e regiões com as quais nos devemos comparar.

“Ora, este nível de despesa pública compromete o desenvolvimento económico, dificulta a descida da carga fiscal, absorve a riqueza e a poupança privada e inviabiliza a concretização dos investimentos e dos apoios que se revelam essenciais do ponto de vista económico e social”, analisou Gonçalo Maia Camelo, coordenador do IL Madeira.

“Assim sendo, e tal como já sucedeu na República e nos Açores, a IL Madeira compromete-se a propor e defender a implementação de um plano de redução da despesa pública, assente na racionalização e otimização dos recursos disponíveis, na eliminação de despesas supérfluas e improdutivas e no princípio ‘menos Estado, melhor Estado’.

Em concreto, refere o responsável, “este plano deverá prever, entre outras medidas: a identificação e eliminação de redundâncias e sobreposições, a digitalização e automatização de procedimentos e da informação, a transição para orçamentos de base zero, a obrigatoriedade da análise do custo-benefício da despesa e a contenção no recrutamento de funcionários públicos e na contratação de fornecimentos e serviços externos.

“Com estas medidas será possível canalizar e direcionar os recursos públicos existentes – que não são tão escassos quanto se pensa – para aquilo que realmente interessa e para o bem-estar das pessoas, sem continuar a sobrecarregar excessivamente os contribuintes e a penalizar o desenvolvimento económico. É urgente reformar o Estado e reduzir a despesa pública.”, conclui Gonçalo Maia Camelo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas