MADEIRA Meteorologia

IL diz que proposta de alteração da Lei Eleitoral “é um atentado à democracia representativa”

Data de publicação
17 Setembro 2024
10:43

A Iniciativa Liberal manifestou-se contra a proposta de revisão da Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Madeira, apresentada pelo PSD, considerando que esta se constitui como “uma verdadeira golpada”. Numa nota assinada pelo coordenador da IL-Madeira, Gonçalo Maia Camelo, o partido considera que esta alteração visa apenas permitir aos sociais-democratas “ganhar na secretaria os deputados e a maioria absoluta que [o partido] perdeu nas urnas, eternizando-se no poder”.

Com efeito, enuncia o comunicado da IL, as alterações propostas “apenas beneficiam o PSD”, “penalizam os partidos menos votados e a representatividade da ALRAM”, “limitam a proporcionalidade” e “aumentam o número de votos desperdiçados”.

Na nota, o partido adianta que estas conclusões foram obtidas na sequência de simulações que indicam que, “com a mesma percentagem de votos, o PSD obteria a maioria absoluta, em parte, graças a um ‘beijo de Judas’ aos seus aliados CDS e PAN” – em referência ao facto de retirar um deputado a cada um destes partidos.

“Para além do mais, o modelo proposto aumenta o número de votos desperdiçados e é muito menos proporcional, atribuindo ao PSD, pelo menos, mais oito mandatos e retirando três a quatro deputados a outros partidos”, acrescenta.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas